Buscar

Descrever o metabolismo das proteínas, destacando desaminação e transaminação.

💡 1 Resposta

User badge image

Ayrton Melo

O aminoácido é composto por um grupamento e um esqueleto de carbono (a-cetoácido). A transaminação é a transferência do grupamento amino de um aminoácido para um a-cetoacido, formando um novo aminoácido. Como o aminoácido doa seu grupamento amino, resta só o grupamento amino que poderá receber um amino ou ir para o ciclo de krebs ou gliconeogenese (depende do esqueleto de carbono que restar)

Ex: alanina pela ação da alanina amino transferase (ALT) transfere seu gp amino para o a-cetoglutarato, formando glutamato e restando piruvato que poderá receber outro gp amino para formar novamente a alanina ou irá para a gliconeogênese. Por se tratar de momentos catabólicos, mais provavel que vá para as vias da gliconeogenese.

Desaminação: retirada do grupamento amino, restando o a-cetoácido que poderá receber outro amino ou ir para as vias de geração de energia.
Ex: glutamato sofre ação da glutamato desidrogenase, formando a-cetoglutarato que irá para o ciclo de krebs e liberando o grupamento amino que seguirá para o ciclo da uréia.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais