Buscar

Como diferencio no microscópio óptico músculo liso e tecido conjuntivo denso?

💡 4 Respostas

User badge image

Daniela Bonin

No M.O., para reconhecer estruturas que tem semelhanças, é importante se lembrar das características individuais de cada uma. Então, dito isso, pra diferenciar o T.C. Denso do T. Muscular Liso, lembre que as fibras do  tecido liso são caracteristicas, com nucleos de cromatina pouco corada, alongados de extremidades alongadas. 



Nessa imagem, acima está a camada de tecido conjuntivo denso não modelado, no meio está tecido muscular liso em corte longitudinal, e abaixo tecido muscular liso em corte transversal. Dá pra notar a semelhança. 



Essa imagem é perfeita pra ajudar a diferenciar os tecidos. Observe que essa parte que está ressaltada em rosa, tem fibras que são mais tortuosas, paralelas, mas o principal, sem núcleo, porque não são celulas, nós vemos núcleos corados com cromatina denso, que estão colados nas fibras (são de fibroblastos ou fibrocitos, que tem um citoplasma que é dificil de ver) e também dá pra observar que tem uma substancia amorfa entre as fibras, uma parte que não se cora, o que acontece no tecido conjuntivo denso. 


Já no outro tecido, nós vemos fibras paralelas, justapostas, que tem claramente seus núcleos, são celulas então,  nucleos fusiformes, arredondados com as pontas mais finas, meio que puxados pro interior das fibras, e essa é a característica do músculo liso, o que vai permitir a identificação imediata. 

1
Dislike0
User badge image

Pedro Sabbatino

Valeu Daniela!! 

0
Dislike0
User badge image

Claudio Soares

Parabéns Daniela Escelente resposta!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais