Buscar

O caracteriza um biofilme como patogênico?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

Vamos lá.
Assim que a superficie dentaria é limpa, glipoproteinas se aderem a ela, formando a PELICULA ADQUIRIDA, com o aumento da tensão superficial criada por essa Pelicula, o Primeiro grupo de bacterias se aderem a superficie Dentaria, Griando o Biofilme dentario.
Até aqui ele não é patogenico, pois as bacterias que se aderem tem pouco potencial toxico para agredir os tecidos.
Porem quando esse Biofilme se matura, e se transforma em uma PLACA BACTERIANA, que nada mais é que uma comunidade que interage entre-se, ai sim a Sera potencialmente patogênico, pois as bacterias ali presentes estão excretando Toxinas potencialmente Agressivas aos tecidos de suporte e estrutural do Dente.

2
Dislike0
User badge image

Fran Sousa

O fato do biofilme ser um agregado de bactérias na superfície dental (de fácil acúmulo pq é uma superfície não descamativa) que interagem entre si e liberam toxinas que podem agredir periodonto (de proteção e sustentação) o caracteriza como patogênico.
E é fator primário não só para doenças periodontais como também para a famigerada cárie.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O biofilme será patogênico quando um microrganismo transferir material genético para outra célula, assim elas se tornam patogênicas, podendo causar doenças.

Biofilme são grupos biológicos que encontram-se úmidas. Esses grupos biológicos se desenvolvem em qualquer ambiente úmido. Os biofilmes podem ser produzidos com celulose, carboidratos ou até proteínas, podendo ser de origem animal ou vegetal. O biofilme pode ser produzido por diferentes espécies de bactérias. Há biofilmes comestíveis e biodegradáveis e pode ser classificado como naturais ou sintéticos. Em indústrias alimentícias os biofilmes podem acabar contaminando os alimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais