Buscar

O que são sociedades irregulares ou sociedades de fato? Obrigada desde já.

💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Augusto

Ao pensar numa sociedade, a primeira coisa que nos vem à cabeça é um grupo de pessoas, uma vez que a principal característica de uma sociedade é um agrupamento de dois ou mais indivíduos com o fim de conseguir um objetivo. Assim o ser humano precisa reparar muitas necessidades, os objetivos podem ser tanto sociais, econômicos como políticos.

 

Uma das distinções mais comuns em relação a qualquer tipo de ação é a que acontece de fato e de “iure” (pela lei). Estas duas classificações determinam quando um elemento atua em consonância com a lei e quando a outra parte atua sem reconhecimento jurídico, mas com a mesma validade.

 

Então, uma sociedade de fato é aquela que reúne de verdade um grupo de pessoas com o fim de alcançar um objetivo, sem nenhum contrato explícito que estipule as regras de uma associação e que não conste na administração como uma sociedade, igual a anônima, a coletiva, entre outras.

 

O acordo entre as pessoas que a constituem é consensual e sem nenhum tipo de trâmite jurídico-administrativo. Embora esta condição de sociedade “de fato” não pertença a nenhuma ordem jurídica especifica de um grupo, a administração do estado aplica as “regras do jogo” a esta sociedade de fato.

 

As sociedades de fato, que não estão vinculadas a nenhum tipo de sociedade mercantil apresentam as seguintes características:

 

- Um dos sócios pode dissolver a sociedade quando queira e sem consenso;

 

- A representação da empresa pode ser de qualquer sócio;

 

- Os sócios têm uma capacidade limitada em relação à posse dos bens ou imóveis em seu nome.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais