Buscar

explique como e porque acontece as fermentações microbianas anaeróbica.

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

A glicose é quebrada em piruvato, então em Ácido oxaloacetato e então seu produto final que irá depender de qual tipo de fermentação será feita. Se for fermentação láctica, o produto final será o lactato, se for álcool, fermentação alcoólica, assim sucessivamente. Agora o porquê. Bactérias não possuem mitocôndrias, portanto são incapazes de realizar o ciclo aeróbico, visto que este ciclo ocorre na mitocôndria. Já os fungos e protozoários podem fazer o ciclo aeróbico, mas quando o substrato é escasso de O2, devem optar pela via anaeróbica (fermentação). Mas alguns fungos são Aeróbicos obrigatórios, nesse caso vai de cada espécie, alguns consegue se adaptar à alguns condições e outras não. Atentamente, Francisco Leão.
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

*conseguem/algumas/outros
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A fermentação é um caminho difundido, mas não é a única maneira de extrair energia dos combustíveis anaerobicamente (na ausência de oxigênio). Alguns sistemas vivos usam uma molécula inorgânica diferente como o sulfato, ou como um aceptor de elétrons final para uma cadeia de transporte de elétrons. Esse processo, chamado de respiração celular anaeróbica , é realizado por algumas bactérias e archaea.


Enquanto a falta de um aceitador de elétrons final inorgânico apropriado é ambientalmente dependente, as outras duas condições são geneticamente determinadas. Por outro lado, muitos procariontes são facultativos, significando que, caso as condições ambientais mudem para fornecer um aceitador de elétrons final inorgânico apropriado para a respiração, organismos contendo todos os genes necessários para isso mudarão para a respiração celular para o metabolismo da glicose porque a respiração permite ATP muito maior produção por molécula de glicose.


Se a respiração não ocorrer, o NADH deve ser reoxidado para NAD + para reutilização como um transportador de elétrons para que a glicólise, o único mecanismo da célula para produzir qualquer ATP, continue. Alguns sistemas vivos usam uma molécula orgânica (comumente piruvato) como um aceitador final de elétrons através de um processo chamado fermentação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais