Buscar

Qual a importancia da Avaliação no cotidiano Escolar?

Qual a sua opinião a respeito do assunto?

💡 6 Respostas

User badge image

Débora Rocha Silva

É preciso levar em consideração que os dois protagonistas são o professor e o aluno - o primeiro tem de identificar exatamente o que quer e o segundo, se colocar como parceiro." É por isso, diz ela, que a negociação adquire importância ainda maior. Em outras palavras, discutir os critérios de avaliação de forma coletiva sempre ajuda a obter resultados melhores para todos. Cabe ao professor listar os conteúdos realmente importantes, informá-los aos alunos e evitar mudanças sem necessidade.

A boa avaliação envolve três passos:
- Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico);
- Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);
- Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa). 

Não adianta exigir que um grupo não orientado sobre a apresentação de seminários se saia bem nesse modelo. E é inviável exigir que a garotada realize uma pesquisa (na biblioteca ou na internet) se você não mostrar como fazer. Da mesma forma, ao escolher o circo como tema, é preciso encontrar formas eficazes de abordá-lo se não houver trupes na cidade e as crianças nunca tiverem visto um espetáculo circense.

3
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

A avaliação, na minha opnião, remonta saberes pré-adquiridos ou não, de acordo com o estágio de aprendizado. Em pedagogia, a formatação básica da criança advém de sua experiência em casa, com colegas e amigos da vizinhança, parentes e na própria escola. Em andragogia, a bagagem se torna bem maior. O adulto já vem com uma formatação mais complexa. Não necessariamente de nível de escolaridade, pois em determinadas situações, haverão adultos semi-analfabetos ou até mesmo analfabetos. Portanto, não se avalia conhecimento escolar à idade, assim bem como não se avalia educação ao conhecimento adquirido. Mas antes de tratar deste aspecto, vale ressaltar que quanto mais tempo uma pessoa tem de vida, maior obviamente será a sua vivência, ou seja, sua experiência oriunda da própria vida. O proveito e a qualidade que cada um tira da mesma, isto sim varia, podendo fazer com que alguém mais jovem tire maior proveito com menor experiência que tenha adquirido com a própria vida. É o que poderia dizer sobre os vícios e maus habitos, que levam a doenças crônicas. Alguém mais jovem poderia ter a consciência disto, enquanto alguém com mais idade e com mais experiência, tirou pouco proveito disto e, fato este, que se refletiu em um agravo à sua saúde, por exemplo.

Retomando o assunto sobre educação. Alguém sem conhecimento escolar algum, analfabeto, pode e por vezes o será, uma pessoa de boa educação no trato, na cortesia, na gentileza. Enquanto por outro lado, alguém com nível superior, phd, poderá ser uma pessoa extremamente arrogante, mau educado. O que nos leva a constatação de que nível de escolaridade não redunda em educação propriamente dita.

Levando estes aspectos em consideração, a própria avaliação através de provas e outros métodos, constitui-se como ferramentas e instrumentos. A importância da avaliação e, enfatizo aqui, no cotidiano escolar, reflete-se sobre o fato de que o aluno deve ser avaliado constantemente dentro do âmbito escolar. Procurando conduzí-lo não apenas nos aspectos da aquisição do conhecimento, mas na qualidade, no agregar de valores que o mesmo irá empregar a tal aquisição em sí. Tais valores estes, muitas vezes intrínsicos. Alguns do cerne da própria família, vivência e convivência do aluno. Outros, por sua vez, atrelados às suas próprias características pessoais, sua personalidade. O fato é que, enquanto personalidade são características pessoais oriundas do próprio ser, que poderão conduzí-lo para o bom proveito tanto quanto para o mal proveito, o caráter pode e deve ser conduzido, orientado, moldado, formado, formatado não apenas com a aquisição de saberes em sí, mas de valores, tornando aquele que é o objeto da avaliação, o aluno, fruto de uma construção sólida e produtiva para toda a sociedade em todos os seus aspectos.

 

Bjs

2
Dislike0
User badge image

Carla Da Silva Farias Farias

a avaliçaõ e  muito importante pois atraves dela estamos  preparados pra atuar como futuros professores no campo se ela nao existir como saberemos as  duvidas de estudantes 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais