Buscar

Quais compostos geram Acetil-CoA? Qual a função desta molécula?

Quais compostos geram Acetil-CoA? Qual a função desta molécula?

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

0 piruvato é convertido a acetil-CoA, através de uma descarboxilação oxidativa. O grupo acetil proveniente da descarboxilação do piruvato se une à Coenzima A através do grupo tioéster desta, para ocorrer este processo são necessárias 3 enzimas: piruvato desidrogenase, diidrolipoil transacetilase e diidrolipoil desidrogenase e 5 coenzimas:  tiamina pirofosfato (TPP), coenzima A (CoA), nicotinamida adenina dinucleotídio (NAD+), flavina adenina dinucleotídio (FAD) e ácido lipóico. As quatro primeiras coenzimas – TPP, Coa, NAD+ e FAD – são derivadas de vitaminas hidrossolúveis: tiamina, acido pantotêncico, nicotinamida e riboflavina. O ácido lipoico também uma vitamina, e funciona como um transferidor do grupo acetil.

3
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

Quais compostos geram Acetil-CoA?

 

A formação do Acetil CoA é catalisado pelo sistema chamado complexo piruvato desidrogenase.

Complexo formato por 5 coenzimas

  • ♦ tiamina pirofosfato (TPP),
  • ♦ coenzima A (CoA),
  • ♦ nicotinamida adenina dinucleotídio (NAD+),
  • ♦ flavina adenina dinucleotídio (FAD),
  • ♦ ácido lipóico 

e 3 enzimas

  • ♦ piruvato desidrogenase,
  • ♦ diidrolipoil transacetilase,
  • ♦ diidrolipoil desidrogenase.

 

Qual a função desta molécula?

 

No ser humano e nos animais, a Acetil-CoA é essencial para o equilíbrio entre o metabolismo de carboidratos e de gorduras no corpo. Em circunstâncias normais, a partir de Acetilcoenzima A, o metabolismo dos ácidos graxos alimenta o ciclo do acido cítrico, contribuindo assim para a célula de energia.

No nosso fígado, quando os níveis de ácidos graxos circulantes são elevados, a produção de Acetilcoenzima A, a partir da repartição de gordura, excede os requisitos de energia celular.

Para fazer uso da energia disponível a partir desse mesmo excesso de Acetilcoenzima A, corpos cetónicos são produzidos para que possam circular no sangue. Portando, quando em repouso, tanto os músculos pertencentes ao nosso esqueleto como os cardíacos satisfazem as suas necessidades de energia, principalmente através da oxidação de corpos cetónicos.

Em circunstâncias diferentes, isto pode levar à presença de níveis elevados de corpos cetónicos no sangue, uma condição conhecida pelo nome de cetose. Isto pode ocorrer em pessoas que seguem dietas baixas em carboidratos, pois as gorduras provocam uma importante fonte de energia no metabolismo.

 

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/

http://www.emforma.net/

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais