Buscar

Uma rocha de 750,0 kg é erguida de uma pedreira com 125 m de profundidade, por uma corrente longa e uniforme com massa de 575 kg.

Essa corrente tem força uniforme, mas em qualquer ponto ela pode suportar uma tensão máxima não superior a 2,50 vezes o seu peso, sem que se rompa. (a) Qual a aceleração máxima que a rocha pode atingir para conseguir sair da pedreira e (b) quanto tempo leva para ela ser içada à aceleração máxima, considerando-se que parte do repouso?

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Machado Guimarães

 

Tá feio, mas a resposta tá lá: a) 0,833 m/s²    b) t=17,33 s

3
Dislike0
User badge image

Lucas Machado Guimarães

pra calcular tensão, seria necessário saber a área da seção transversal da corrente. Mas como só se quer saber a aceleração máxima pra que não rompa, só preciso testar o caso máximo, que é quando NA PONTA SUPERIOR da corrente, que é onde a força é aplicada pra puxar o peso da rocha e da corrente inteira, a força é igual à 2,5 vezes o peso da corrente.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

a)

Para encontrar a velocidade maxia realizaremos os cálculos abaixo:

\(\begin{align} & T=({{m}_{1}}+{{m}_{2}})g \\ & T=13250N \\ & a=\frac{13250N}{1325} \\ & a=10m/{{s}^{2}} \\ \end{align} \)

\(\boxed{a = 10{\text{ m/}}{{\text{s}}^2}}\)

b)

Agora calcularemos o tempo que a pedra leva para ser içada:

\(\begin{align} & v{}^\text{2}=v{{{}^\text{2}}_{0}}+2aS \\ & v{}^\text{2}=0+2\cdot 10\cdot 125 \\ & v=50m/s \\ & v={{v}_{0}}+at \\ & t=\frac{50}{10} \\ & t=5s \\ \end{align} \)

\(\boxed{t = 5{\text{ s}}}\)

 

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais