Buscar

oque e beta oxidação em q parte da célula ocorre

💡 2 Respostas

User badge image

Laryce Queiroz

a beta oxidação tem função de oxidar a molécula de ácido graxo para produção de acetil-CoA que será utilizado no ciclo de krebs, ela ocorre na matriz mitocondrial.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A Beta-Oxidação é o primeiro passo dos três passos da oxidação mitocondrial dos ácidos graxos. Ocorre na matriz mitocondrial, e nela os ácidos graxos sofrem a remoção oxidativa de unidades sucessivas de dois átomos de carbono na forma de acetil-CoA, começando pela extremidade carboxila da cadeia carbônica do ácido graxo. Pode ser dividida em em quatro reações:

  • Desidrogenação
    • O FAD é utilizado na reação para promover uma desidrogenação, retirando 2H;

  • Hidratação

    • A água entra e retira a dupla ligação que havia entre os carbonos, gerando um grupo cetona no carbono beta, ou seja, o terceiro carbono;

  • Desidrogenação

    • O NAD é utilizado, assim como o FAD, como receptor de eletrons e retira 2H; e

  • Tiolise
    • Utiliza-se coenzima A para romper o fragmento carboxila terminal na forma de acetil-CoA. Essa reação ocorre por meio da acil-CoA acetiltransferase (Tiolase).

As três primeiras reações servem para deixar a ligação C-C, rompida na quarta reação, menos estável. Além disso, a cetona no carbono beta ajuda no ataque nucleofilico (íon em busca de eletrons) pelo –SH da coenzima A, catalisado pela tiolase.

O Resultado da beta oxidação é a liberação uma molécula de acetil-CoA, dois pares de elétrons e quatro prótons (H+) e a diminuição da cadeia de acil-CoA graxo de cadeia longa em dois carbonos.

Depois de passar uma vez pela beta oxidação o acil-Coa graxo de cadeia longa, agora reduzido em dois carbonos, passa novamente pelas quatro reações e isso se prossegue até que todo o acil-CoA graxo seja totalmente oxidado e convertido em acetil-CoA.


Portanto, Beta-Oxidação é o primeiro passo dos três passos da oxidação mitocondrial dos ácidos graxos. Ocorre na matriz mitocondrial, e resulta na liberação uma molécula de acetil-CoA, dois pares de elétrons e quatro prótons (H+) e a diminuição da cadeia de acil-CoA graxo de cadeia longa em dois carbonos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais