Buscar

Diferencie a estrutura bioquímica da Elastina e Colágeno.

💡 2 Respostas

User badge image

Bruna Souza

estrutura da elastina é composta por resíduos de aminoácidos como glicina, alanina, valina e prolina (grande quantidade), que são aminoácidos pequenos e apolares, lisina e pouca quantidade de hidroxiprolina e nenhuma hidroxilisina. A elastina tem a função de ser muito resistente, mais ainda que o colágeno.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A elastina é a proteína com mais resistência no nosso corpo, porém é encontrada em menor quantidade na pele, onde sua função é dar elasticidade. As suas fibras são mais finas do que as do colágeno.


Já o colágeno é a proteína mais abundante no organismo e constitui pele, ossos, tendões e as paredes dos vasos. A produção de ambos começa a declinar por volta dos 25 anos, diminuindo gradativamente com o passar dos anos, o que deixa a pele com aspecto envelhecido, sem elasticidade e firmeza.


Elastina é uma proteína de função estrutural que forma fibras elásticas bastante abundantes em nosso organismo. É composta pelos aminoácidos glicina, alanina, valina e prolina. A elastina tem propriedades comparáveis às da borracha, podendo ser esticada várias vezes o seu tamanho e depois voltar à sua dimensão inicial. Encontra-se no tecido elástico dos pulmões, nos grandes vasos e nos ligamentos. Cada molécula de elastina se estende quando a fibra é esticada e se recolhe logo que a força de alongamento é relaxada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais