Buscar

qual a diferença entre Karl Marx, Max Weber e Emile durkheim

sobre a diferença dos três

💡 19 Respostas

User badge image

douglas gabriel

Tentarei sintetizar aqui as principais ideias deles da maneira mais simples, pois não é muito minha área, mas espero ajudar.

Karl Marx:  Marx vai se preocupar principalmente com a luta de classes e com uma crítica ao capitalismo, analisando âmbitos como a mais-valia, a alienação (política, econômica e social). Identificava duas classes sociais: O proletariado, o qual só tem sua força de trabalho a vender para se sustentar, e em troca dela recebe um salário, que pe o valor necessário para sua sobrevivência. E a burguesia, a qual tem em posse os meios de produção.

Weber: Quando se fala em Weber tem de se ter em mente a questão da ação social, que seria uma ação humana dotada de um sentido. Weber vai se preocupar em analisar as ações sociais humanas e diz que a tarefa do cientista é compreende-las.  Para sua análise da sociedade, Weber cria um conceito chamado de tipo ideal, uma criação teórica abstrata de algo na sociedade que se queira analisar, sem em nenhum momento existir algo igual na sociedade, apenas este sendo um instrumento para análise onde se reune as principais caracteríticas do que se quer analisar. Weber diz que o cientista tem de ser o mais imparcial possível.

Durkheim: Diz que a sociologia deve se preocupar com os fatos socias. Os fatos sociais, segundo Durkheim, possuem 3 ou até 4 (dependendo de cada autor) características principais:

-> generalidade: O fato social é algo geral á todos indivíduos.

->Extrioridade: O fato social está exterior aos indivíduos. 

-> Coercitividade: O fato social possui uma força de coerção, isto é, de imposição característica áquele fato.

-> Historicidade: Os fatos sociais possuem uma história.

Durkheim ainda fala sobre a consciencia coletiva, algo que paira acima dos individuos, que seriam um conjunto de leis que regulam o que é certo ou errado na sociedade.

Espero ter ajudado, não pe muito minha área.

57
Dislike2
User badge image

Elaine Freitas

Muito bom!

5
Dislike1
User badge image

Carlos Magno Consoli

excelente amigo, já foi de grande ajuda.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais