Buscar

Explique o que é molécula de histocompatibilidade principal(MHC)?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A histocompatibilidade é a compatibilidade ou equivalência entre células, tecidos e órgãos. Para sabermos um pouco melhor de histocompatibilidade é preciso entender porque existem essas diferenças de genes entre os seres humanos.


Esse grupo de genes é chamado de Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC – Major Histocompatibility Complex). Este grupo de genes é comum a todos os vertebrados e tem um papel importante no sistema imunológico e na determinação da identidade biológica de cada um.


O MHC codifica um grupo de antígenos ou proteínas encontrado na superfície das células. Este complexo identifica e impede que um corpo estranho entre ou se espalhe no organismo. Isso geralmente acontece em coordenação com o sistema imunológico que desencadeia uma resposta imediata contra esses corpos estranhos. Nos seres humanos, este complexo recebe o nome de Antígenos Leucocitários Humanos


Então o MHC é uma região genética altamente polimórfica que vai produzir alguma coisa;

Toda região genética codifica algum produto;

Os produtos produzidos pelos genes do MHC vão dar origem a moléculas expressas na superfície de uma variedade muito grande de células. Essas moléculas expressas são tb chamadas de MHC.

Na clinica médica o MHC é chamado de HLA, o HLA é o MHC humano.

2
Dislike0
User badge image

Nana Th

O complexo principal de histocompatibilidade ou MHC (do inglês major histocompatibility complex) é uma grande região genômica ou família de genes encontrada na maioria dos vertebrados. É a região mais densa de genes do genoma dos mamíferos e possui importante papel no sistema imune, auto-imunidade e no sucesso reprodutivo. As proteínas codificadas pelo MHC são expressas na superfície das células de todos animais com mandíbula, e apresenta tanto antígenos próprios (fragmentos de peptídeos da própria célula) e antígenos externos (fragmentos de microorganismos invasores) para um tipo de leucócito chamado célula T que tem a capacidade de matar ou co-ordenar a morte de patógenos, células infectadas ou com função prejudicada.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais