Buscar

Quais os Direitos assegurados ao nascituro?

Segundo o código civíl de 2002, a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. Quais os direitos assegurados neste artigo?

💡 9 Respostas

User badge image

Alisson Rubens

Direitos do nascituro:

-- Direito à vida;

-- Direito à filiação;

--Direito à integridade física, à honra e à imagem;

-- Direito a alimentos, a adequada assistência pré-natal, a um curador que o represente e zele pelos seus interesses em caso de incapacidade ou impossibilidade de seus genitores de receber a herança, a ser contenplado por doação, a ser reconhecido como filho, a ter legitimidade ativa na investigação de paternidade, etc.

6
Dislike0
User badge image

Luccas Fernandes

Direito à vida, direito de conseguir alimentos gravídicos, mediante representação judicial da mãe (Legitimidade Extraordinária), basicamente os direitos e garantias fundamentais.

5
Dislike0
User badge image

Bruno Botelho

http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8272/Direitos-do-nascituro-e-do-embriao

http://jus.com.br/artigos/22274/direitos-do-nascituro-uma-breve-analise-da-teoria-concepcionista-a-luz-da-lei-n-11-804-2008-lei-de-alimentos-gravidicos

5 - O NASCITURO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

O ordenamento jurídico brasileiro trata de forma confusa e contraditória sobre o início da personalidade da pessoa humana.

Conforme ensina o constitucionalista Alexandre de Moraes:

“O direito à vida é o mais fundamental de todos os direitos, já que se constitui em pré-requisito à existência de todos os demais direitos. A Constituição Federal proclama, portanto, o direito à vida, cabendo ao Estado assegurá-lo em sua dupla acepção, sendo a primeira relacionada ao direito de continuar vivo e a segunda de ter vida digna quanto a subsistência”. (MORAES, 2008, p.36).

No artigo 2º do Código Civil Brasileiro temos:

“A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro”. (BRASIL. Código Civil de 2002).

O início da personalidade é de suma importância para vários ramos do direito, pois envolve questões de cunho do direito sucessório, penal, processual, obrigacional e de família, sendo essencial resguardar os direitos do nascituro, evitando assim possíveis danos e prejuízos de ordem moral e patrimonial. 

Ao redigir o artigo supramencionado, o legislador se preocupou em proteger o nascituro, mas por outro lado, a doutrina diverge quanto ao seu alcance.



Leia mais: http://jus.com.br/artigos/22274/direitos-do-nascituro-uma-breve-analise-da-teoria-concepcionista-a-luz-da-lei-n-11-804-2008-lei-de-alimentos-gravidicos#ixzz3AsKt93zB

E mandei tbm um ótimo trabalho da faculdade de são Roque nos arquivos desta matéria. Abcs

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais