Buscar

Qual o problema principal resultante do encontro do cristianismo com a filosofia antiga?

/

💡 1 Resposta

User badge image

Lucas D'Angelo

Cristianismo se baseia em explicações totais, não racionais/empíricas/metafísica, isto é, geralmente teses inatas ao homem. Filosofia, por contrapartida, prevalece o uso da razão/questionamento/crítica, ou seja, surge como espanto diante da possibilidade de reconhecer o mundo de forma racional, "libertando" o homem da insegurança e do temor proporcionados pelo 'mito'.

Os primeiros escritores cristãos, conservadores, só viam erros na filosofia clássica, pois ela não vinha da revelação divina. temiam que o estudo dos autores clássicos contaminasse a moral cristã e promovesse heresia. 

O conhecimento da filosofia grega ajudava os cristãos a explicar suas crenças de maneira lógica e responder com inteligência as criticas pagãs dos sentimentos cristãos. Utilizando a linguagem e as categorias da filosofia grega, os intelectuais cristãos transformaram o cristianismo de simples credo ético num sistema teórico, numa teologia. Esse esforço de expressar as crenças cristãs em termos do racionalismo grego é chamado de helização do cristianismo. A filosofia grega permitiu aos cristão explicar, em termos racionais, a existência e a revelação de Deus.

A filosofia teve de sacrificar sua autonomia essencial às exigências da revelação cristã, ou seja, a razão teve que se ajustar ao arcabouço cristão. Embora o cristianismo tivesse utilizado a filosofia grega, a verdade cristã repousava, em ultima análise, na fé e não na razão. 

Não sei se respondi sua questão, pois realmente ficou um pouco vago para mim, mas esse é um dos resultados do encontro entre os dois pensamentos.

11
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais