Buscar

Resenha O Princípe

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEÃO SAMPAIO 
CURSO DE DIREITO
FILOSOFIA GERAL E DO DIREITO
RESENHA
TRILHANDO O CAMINHO PROFISSIONAL NA ÁREA DO DIREITO
BEZERRA, Francisco Willian Brito. Formar-se em Direito.
Hosana Siqueira
Trata-se de um texto pensado para orientar os ingressantes e futuros profissionais na área jurídica. Produzido pelo agrônomo e educador Francisco Willian Brito Bezerra, a obra visa apresentar as nuances comum na carreira jurídica.
Hosana Luíza Paz Siqueira, estudante de Direito da UNILEÃO, turma DIR 330-1. E-mail hosana.siqueira23@gmail.com
“Formar-se em Direito” é uma obra criada por Francisco Willian Brito Bezerra - advogado, graduado pela UFPB; mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB. Professor do curso de Direito do Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO) - organizado em formato de texto que, transita entre reflexões sobre a temática e experiências realizadas no âmbito da formação e atuação dos profissionais na área do Direito.
Sob o viés de se pensar, desde o ingresso na faculdade até atuação profissional, bem como a importância de se colher experiência durante esse processo, o texto viabiliza a reflexão desde o ponto de partida, enquanto acadêmicos na área, até o profissional já capacitado, articulada em torno do seu processo de formação e das possibilidades de atuação na carreira jurídica dentro dos princípios aprendidos ao longo dos cinco anos do curso.
Também formado em Direito, o professor Willian Brito, nos parágrafos introdutórios, afirmar que o ingresso no curso superior é uma forma de mudança, de se criar perspectivas e opiniões sobre os inúmeros vieses da vida (de forma pessoal), explana de forma sucinta a expectativa e a realidade vivenciada pelos ingressantes e futuros juristas. Ademais, o professor atenta, também, para o fato de que apenas 15% dos estudantes brasileiros entre 25 e 34 anos estão no ensino superior – segundo dados da OCDE – traçando um paralelo com a música “Minha História”, composta por João do Vale e Raimundo Evangelista, e, que ilustra a dificuldade de grande parte da população brasileira, que possui dificuldade de acesso à educação e a uma vida repleta de oportunidades.
Além disso, Willian Brito aborda o processo de formação árduo, tendo em vista a busca pela excelência e do diferencial para o mercado de trabalho. Processo, esse, que se torna mais desafiador para indivíduos que trabalham, que precisam cuidar da casa e da família, tendo que administrar o tempo para que se possa conciliar as demais tarefas com a vida acadêmica.
Ademais, é importante destacar que o Direito é uma graduação que possui grande diversidade nas áreas de atuação, tem uma extensa grade curricular e requer um nível de experiência de estudo para resolução da prova da Ordem dos Advogados do Brasil, popularmente conhecida como OAB, que é uma avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis em Direito no Brasil, em que demonstram que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessários ao exercício da advocacia. Outrossim, é destacado, ainda, que o estudante e advogado – já apto a trabalhar na área – que se adapta aos desafios e possui um maior currículo terá sempre uma maior abertura para o mercado de trabalho.
Willian Brito destaca, ainda, o compromisso de todos os professores do Direito da UNILEÃO, instituição da qual trabalha, como “atores coadjuvantes” que irão auxiliar os alunos durante todo o processo. Dessa forma, cita a taxonomia de Bloom, que é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. A classificação de Bloom divide a aprendizagem em três grupos: o Cognitivo (conhecimento e desenvolvimento de habilidades intelectuais), o Afetivo (forma pelo qual o indivíduo enfrenta as dificuldades emocionais) e o Psicomotor (quanto à execução de tarefas que envolvem o aparelho motor), resultando, assim, em peças chaves para se adquirir conhecimentos fundamentais.
Há que se considerar, sob ponto de vista do autor, que tão importante quanto adquirir conhecimento, é de mister, também, desenvolver habilidades, a exemplo: raciocínio, produção e compreensão textual, sociabilidade, trabalho em equipe e outros. Entretanto, é importante frisar que sem ações não se obtém sucesso, de que não adianta você ter toda uma preparação, ter uma diversidade de conhecimento e não saber colocar em pratica.
É importante compreender que conhecimento, habilidade, atitude e valores formam a gama de competências, que é essencial tanto para o desenvolvimento pessoal como profissional. É recomendável a mudança de hábitos, principalmente para quem é ingressante no curso de Direito e que se tenha uma rotina constante de estudo, tanto técnico como científico e que, mais ainda, o aluno deve manter-se sempre atualizado com o campo de atuação. 
Nesse viés, o professor trabalha a abordagem, de um modo geral, sobre todas as nuances desse processo de “início de partida” até a “linha da chegada”, salientando os pontos que são de suma importância sobre essa jornada. Conclui-se, portanto, que ao criar a obra, o autor instiga positivamente o ingressante a buscar a gama de conhecimento e tal qual as habilidades essenciais para o desenvolvimento de um profissional que seja, também, reflexo de disciplina e docência. É mister frisar a participação da Instituição de ensino que vai participar dessa jornada de formação, que tenha o compromisso ético de formar profissionais críticos que tenham, sobretudo, condições de interferir sobre as questões inerentes a sociedade, tal qual a área do campo de trabalho ao qual estão inseridos.
[Digite aqui]

Continue navegando