Buscar

Qual é a importância do Nódulos ranvier no axônio?

💡 2 Respostas

User badge image

Luciana Carlos

Nodo de Ranvier ponto do axônio onde não há bainha de mielina. Dessa maneira, a condução do potencial de ação(PA) é chamada de condução saltatória porque só gero PA no nodo de Ranvier.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os Nódulos do ranvier Constituem uma série de interrupções que surgem em intervalos regulares ao longo do comprimento do axônio de um neurônio. Assim, como o nome indica, pequenos nódulos ocorrem na bainha de mielina (uma camada de substância branca) que envolve os axônios dos neurônios.


Os nódulos rançosos caracterizam-se por constituírem espaços de tamanho muito pequeno. Especificamente, eles têm uma dimensão de micrômetro. Da mesma forma, esses nódulos são expostos à membrana axonal ao líquido extracelular, e servem para que o impulso nervoso transmitido entre os neurônios se mova com maior velocidade, de maneira saltada.


Os nódulos de Ranvier produzem seus principais efeitos no processo de transmissão de informações entre os dendritos e o núcleo da célula. Essa transmissão ocorre através do axônio, região da célula onde os nódulos ranvier estão localizados. Especificamente, nódulos ranvier são encontrados em axônios de neurônios revestidos com bainha de mielina. Essa bainha de mielina é uma substância que gera um tipo de cadeia que atravessa o axônio.


Para poder ilustrá-lo de forma mais gráfica, a bainha de mielina pode ser comparada com um colar de macarrão. Neste caso, o colar em sua totalidade seria o axônio do neurônio, o próprio macarrão as bainhas de mielina e o fio entre cada macarrão seriam os nódulos mais velhos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais