Buscar

um advogado criminalista no dia da seção de juri de um cliente seu, acusado de assalto a mão armada, onde tem todas as provas para absolvição adoece.

será adiado o juri?

💡 3 Respostas

User badge image

Jakeline de Andrade

O fato de advogado comprovadamente doente faltar à sessão marcada para o Júri não autoriza a prisão dos acusados. A 5ª turma do STJ entendeu que a remarcação do Júri, com a advertência de que os advogados deveriam comparecer, sob pena de ser nomeado defensor público, impediria o prolongamento indefinido do processo.

 

Mais detalhes no link abaixo.

http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI189944,61044-Ausencia+de+advogado+doente+em+Juri+nao+justifica+prisao+de+acusados

1
Dislike0
User badge image

CFP- Phgmor

 

Sim sera adiado o juri.

Quando o réu esta sem advogado de defesa normalmente ja se toma conhecimento disso antes da sessão em plenario assim o magistrado nem sequer ira instalar oficialmente os trabalhos  a sessão sera adiada com nomeação de outro defensor para o acusado em caso de falta injustificada .  Se for justificada (como no caso ja que o defensor adoeceu, porem deve comprovar que realmente adoeceu, no caso apresentar atestado)   a falta do defensor apenas  marca-se outra seção, caso não se justifique a falta por parte do defensor ,alem do adiamento comunica-se a seção competente da OAB para que tome medidas  administrativas (art.456 CPP), trantando-se de defensor publico comunica-se a defensoria publica.  Cabe resaltar que a ausencia injustificada do defensor somente permite o adiamento da seção uma unica vez.
 No caso de ausencia sem justificativa a sessão sera adiada apenas uma vez, a jurisprudencia do supremo acerca do tema:

Superior Tribunal de Justiça
    “Constatada a ausência injustificada do defensor constituído, não  obstante  intimado, é dever do Jui z Presidente do Tribunal do Júri adiar o julgamento e nomear outro  profissional para patrocinar a defesa do réu( Precedente)” ( HC 106317/ PR, 5.ª T.,j .19.08.2010,v.u.,rel. Min. Felix Fischer)."
 A doutrina também fala sobre a falta injustificada, não é o caso da pergunta, mas suponhamos que o defensor adoeça e não tenha como provar, NUCCI..diz:

 "A  ausência injustificada do defensor constituído  permitirá  o  adiamento  somente uma vez. Para asessão seguinte, com o prazo  mínimo de dez dias, será  intimada a Defensoria  Pública (art.456,§2.º,CP). Logicamente, poderá o réu constituir outro defensor, que se apresentará no dia marcado para o julgamento, assumindo o patrocínio da causa. Do contrário, caberá ao defensor   públ i co  atuar   emdefesa  do r éu.  Em  Comarcas onde não houver defensoria pública, o juiz nomeará defensor dativo." (NUCCI,2015,p.190).

 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Primeiramente deve ser observado o artigo 456 do Código de Processo Penal que dispõe:

Art. 456.  Se a falta, sem escusa legítima, for do advogado do acusado, e se outro não for por este constituído, o fato será imediatamente comunicado ao presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, com a data designada para a nova sessão.        

§ 1o  Não havendo escusa legítima, o julgamento será adiado somente uma vez, devendo o acusado ser julgado quando chamado novamente.        

§ 2o  Na hipótese do § 1o deste artigo, o juiz intimará a Defensoria Pública para o novo julgamento, que será adiado para o primeiro dia desimpedido, observado o prazo mínimo de 10 (dez) dias.   

Conforme a interpretação desse dispositivo, poderá haver o adiamento se tiver um escusa legítima do advogado do réu como no caso de uma doença. Desse modo, será designada uma nova data para a audiência.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais