Buscar

12. Quais as hipóteses de absolvição sumária no procedimento comum ordinário? Diferencie das hipóteses de absolvição sumária na primeira fase do pr...

12. Quais as hipóteses de absolvição sumária no procedimento comum ordinário? Diferencie das hipóteses de absolvição sumária na primeira fase do procedimento do Tribunal do Júri.

I – a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).
II – a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade; (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).
III – que o fato narrado evidentemente não constitui crime; ou (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).
IV – extinta a punibilidade do agente. (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).
A absolvição sumária se caracteriza pela excepcionalidade importando em exceção ao princípio geral que impõe ao Júri o julgamento dos crimes dolosos contra a vida, deve ser reservada para os casos em que a excludente de ilicitude (justificativas) ou culpabilidade (dirimentes) restaram absolutamente demonstradas.

Essa pergunta também está no material:

1 Questionário direito processual penal
11 pág.

Direito Penal e Processo Penal Centro Universitário do Distrito FederalCentro Universitário do Distrito Federal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As hipóteses de absolvição sumária no procedimento comum ordinário são: I - a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; II - a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade; III - que o fato narrado evidentemente não constitui crime; ou IV - extinta a punibilidade do agente. Já as hipóteses de absolvição sumária na primeira fase do procedimento do Tribunal do Júri são: I - a decisão de pronúncia não poderá ser proferida se o juiz verificar a existência de circunstância que exclua o crime ou isente o réu de pena; II - se o fato imputado ao acusado não constituir crime; III - se houver causa de isenção de pena ou de exclusão do crime; IV - se o fato não for cometido pelo acusado; V - se houver manifesta causa de exclusão da ilicitude do fato; VI - se houver manifesta causa de exclusão da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais