Buscar

Gostaria de saber quais são os meios que podem ser utilizado para defender um indivíduo que cometeu injuria racial?

Olá! Estou estudando um caso concreto e gostaria de saber qual seria a melhor defesa para o agente que efetivamente comceteu o crime de injúria.

💡 2 Respostas

User badge image

Jardel Luciano

Meu caro, de início, é preciso salientar que, para prover a um auxilio ao menos razoável, é necessário que a situação seja mais explicitada. Existem elementos essenciais para que se possa analisar com exatidão os eventuais expedientes de defesa. Veja bem, urge esclarecer que a injúria racial consiste em uma modalidade qualificada da injúria "simples", expressa no art. 140, § 3º, do CP. Acredito, pelas poucas informações ofertadas, que o caminho seria buscar reconhecer se há convívio habitual entre vítima e autor, talvez alguma comprovação de que há intimidade entre estes ao ponto de que, em algum momento, a vítima já permitido intimidade para que houvesse comentários "jocosos" recíprocos. Observe que o crime de injúria afeta a honra subjetiva da vítima, nesse contexto, algo pode ser ofensivo para determinada pessoal e ser completamente indiferente para outra. Em síntese, "DABO MIHI FACTUM, DABO TIBI JUS"...

1
Dislike0
User badge image

Leonardo Missias

Em síntese, O caso ficto que estou analisando aconteceu numa reunião de condomínio corriqueira, onde os moradores foram convocadas para assistirem mediante a entregua da pauta. Por sua vez, esta vários itens, dentre eles o terceiro afirmava que a moradora do 4ª andar cometeu o furto das bromélias do jardim. 

Assim, logo no começo da reunião alguns moradores afirmaram que não foi a moradora do andar supracitado que cometeu o furto, pois as bromélias sequer foram compradas pelo jardineiro. Inobstante, o Sindico, acompanho de mais moradores, insistiram que foi ela a meliante, e que nada poderia se esperar de alguém "daquela raça" e eque estavam pensando em se mudar de residência para não ter que conviver com "essa gente repugnante".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais