Buscar

Descreva o mecanismo renal de controle do pH dos fluidos corporais. Faça uma breve correlação com os outros mecanismos de controle do pH.

💡 1 Resposta

User badge image

Eliege de Paiva

A regulação do controle do equilibrio precisa da concentração de H+ no organismo é essencial, pois a atividade da grande maioria dos sistemas enzimáticos do corpo é influenciada pelo pH. Essa precisão reflete o quanto a regulação da concentração de H+ dentro de níveis estritos é fundamental para a manutenção das funções celulares. A regulação da concentração de H+ é feita através três mecanismos: Sistema Tampão, Regulação Respiratória  e Regulação Renal. O papel dos rins na manutenção do equilíbrio ácido-base é, pois, facilitar a excreção de radicais ácidos e conservar bases, o que é feito através da secreção tubular de hidrogênio e amônio e da reabsorção tubular de bicarbonato.

O mecanismo renal para a regulação do equilíbrio ácido-básico não pode reajustar o pH em segundos como os sistemas tampões do líquido extracelular, nem em minutos, como o mecanismo compensatório respiratório, mas é diferente destes outros dois porque pode manter-se em funcionamento durante horas ou dias até que o pH retorne quase exatamente ao normal. Em outras palavras, sua capacidade final de regular o pH dos líquidos corporais, apesar de sua ação lenta, é infinitamente mais potente que a dos outros dois mecanismos reguladores.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais