Buscar

atividades da semana 4 sobre REA educação mediada por tecnologia... alguém me ajude por favor

💡 1 Resposta

User badge image

Elizangela Amaral

O uso de REAs em projetos da minha cidade

 

Ana Carla Dávila, professora de Educação Física da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, em Salvador (BA), criou atividades e métodos para que o Edukatu (uma rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil) fosse também uma ótima ferramenta pedagógica mesmo quando professores enfrentam dificuldades tecnológicas e de conexão. Em seu colégio, por exemplo, a maioria dos alunos não tem acesso à internet, em casa ou na escola, para entrar na plataforma e cumprir algumas das atividades. Porém, a professora percebeu nos detalhes como vencer os obstáculos.

Em um jogo do Edukatu, que mostra o tempo que alguns materiais demoram a se decompor, ela fez uma adaptação e criou uma nova brincadeira. Para que descobrissem o material utilizado em embalagens e objetos, também propôs que catassem o lixo da escola, destacando a quantidade de lixo que produziam.

Ana Carla leva para suas aulas muitos dos materiais do Edukatu, que a auxiliaram a desenvolver conceitos de consumo consciente dentro de sua disciplina. “Sempre busquei dar exemplos com relação à alimentação saudável. Mas, no ano passado, após alguns cursos, comecei a perceber o quanto poderia utilizar de sustentabilidade em minhas aulas”, comenta.

Com novas ideias, outra dificuldade da professora, além do acesso restrito à internet, era o pouco tempo para conversar sobre hábitos que envolvem consumo consciente e sustentabilidade, já que o contato com seus alunos é apenas duas vezes por semana em aulas de 50 minutos cada.

Pensaram em formas diferentes de realizar e divulgar as ações. Mesmo sem computador com internet, eles passaram a se conectar usando smartphones na escola. Fizeram um grupo no Whatsapp, que ajudou bastante. Era novidade para eles e com isso pode aproveitar para incluir diferentes temas nas aulas.

Os alunos começaram a enviar fotos pelo Whatsapp dos alimentos que consumiam e a fazer postagens sobre as aulas no Facebook. Estas atividades sobre alimentação são as preferidas da professora que, aos poucos, está conseguindo dar ainda mais sugestões aos pequenos sobre uma alimentação mais saudável. “Sempre procuro ser eu mesma. Tanto com os professores quanto com os alunos. Dentro e fora de casa, sempre busco alimentos mais saudáveis e naturais”, relata.

No desafio em que foram vencedores do terceiro lugar, ela criou com seus alunos as equipes “Copa dos Anjos” e “Tecnologia e Sustentabilidade: parceria saudável”. Entre as atividades, promoveram uma gincana para recolher o lixo que não era descartado no lugar correto e também feiras de trocas. Tudo acontecendo sem internet e de forma lúdica e divertida

 

 

 

 

Referencia

https://edukatu.org.br/cats/5/posts/2063

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais