Buscar

Pessoal, será que alguém pode me dar um exemplo de um problema em que eu consiga responder as perguntas:

Esta função possui um máximo ou um mínimo? Em que ponto esse Máximo/Minimo

ocorre? Qual é esse valor de máximo/mínimo? 

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

Complementando as informações do colega, é possível você calcular quais são esses valores de máximo e/ou mínimo; ao igualar a primeira derivada dessa função à zero, resolvendo a variável independente e substituindo o seu valor na função original, para encontrar o respectivo valor da variável dependente, você conclui quais são os pontos em que a tangente da curva caracterizada por essa função é nula, ou seja, onde há uma mudança na "concavidade" - isto é: um ponto de máximo, mínimo ou de inflexão.

4
Dislike0
User badge image

Marcelo Luiz

Se a função for do 2º grau, e o coeficiente de 2º grau também for positivo, então a concavidade da parábola é virada para cima. Significando que a mesma possui um valor mínimo definido (e, conseguintemente, se o coeficiente de 2º grau da função for negativo, a função possuirá um valor máximo definido). Você pode usar a fórmula de Bhaskara para conferir os pontos. Espero ter ajudado!

3
Dislike0
User badge image

Lennon Eduardo Araújo e Silva

1º Deve analisar se a função é de 2º Grau. Após essa verificação analisar o termo que acompanha x², se for positivo a Parábola é voltada para cima (concavidade para cima), se for negativo a parábola é voltada para baixo (concavidade para baixo).

2º Se positiva a função terá ponto de mínimo, e se negativa a função terá ponto do máximo.

3º Passo é aplicar a função na fórmula de Baskara, encontrar o delta, e posteriormente jogar os valores nas formulas a seguir.

Yv=-Delta/4a

Xv=-b/2a

Assim você descobre o ponto que de vértice, ou ponto de máximo ou mínimo.

É INTERESSANTE CITAR TAMBÉM QUE A RESPOSTA DO COLEGA ESTEVÃO LUCIAN É SUPER COERENTE E PARA QUEM ESTA MAIS AVANÇADO NO CÁLCULO DIFERENCIAL PODE FAZER TAMBÉM.
 
AO FAZER A PRIMEIRA DERIVADA DA FUNÇÃO, E RESOLVE-LA IGUALANDO A ZERO, VOCÊ TEM O Xv, E SUBSTITUINDO-O NA FUNÇÃO ORIGINAL VOCÊ TERÁ O Yv.
 
GOSTEI DA DICA, VALEU!!!
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais