Buscar

porque se mistura etanol e agua na saponificaçao?

saponificaçao

💡 5 Respostas

User badge image

Ana Letícia

Oi, mistura-se água e etanol para saponificação pelas características polares dessas substâncias. A água é polar, e o óleo apolar. Já o etanol tem uma parte polar e outra apolar, assim consegue-se misturar água com o óleo, com o etanol se ligando às duas substâncias.

Espero que isso ajude.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A reação de saponificação consiste na hidrólise básica de lipídeos, ou seja, reagindo com uma base inorgânica e originando um sal orgânico e álcool (formação de sabão).


Na primeira etapa da saponificação, é necessário dissolver a base forte em água e etanol. A dissolução do precursor (gordura, baixa polaridade) só é possível se houver a presença de um solvente orgânico no meio reacional. Dessa forma, a função do etanol é facilitar a sua solubilização, uma vez que a mistura é pouco solúvel em água.


Portanto, o etanol, nessa situação, servirá para facilitar a dissolução da gordura no meio reacional.

3
Dislike0
User badge image

david dos santos pereira

Até onde sei a água possível  como finalidade  provocar a hidrólise  com isó dando origem ao glicerol e um sal .uma vez que essa reação encontra se em meio básico. 

e com relação ao álcool.  ele serve pra meio q indicar a se a reação terminou.. 

pois a saponificacao pelo menos a do triacilglicerol  deve ser realizada sobre aquecimento  como o etanol possuI um ponto de ebulicao aço quando atingir alta temperatura  ele irá volatilização com isso indicando q a hidrólise  está ocorrendo.

essa parte de não reagir por possuírem polaridades distintas pode ser resolvido  com as pérolas de vidros q no banho de aquém irão formar um arco com isso proporcionado q a hidrólise  ocorra..

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais