Buscar

Qual a diferença de taninos hidrolisaveis e condensados?

💡 5 Respostas

User badge image

Rafaela De Paula Ferreira

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422005000500029

 

Esse artigo vai te ajudar a entender

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os taninos são um grupo de substâncias fenólicas, hidrossolúveis e com peso molecular superior a 500 D. Em mucosas, forma uma membrana de coagulação insolúvel (originando o sabor adstringente); pode ser responsável por efeitos anti-inflamatório e inibidor de secreção.

Taninos hidrolisáveis - (gálicos ou elágicos) - após hidrólise ácida dá origem a pequenas moléculas. São ésteres de glicose (ou outros açúcares) e de ácidos fenólicos: ácido gálico (taninos gálicos) ou ácido hexahidroxidifênico e seus derivados (taninos elágicos).

Taninos condensados - (taninos catéquicos, proantocianidinas) Oligômeros e polímeros formados pela policondensação de duas ou mais unidades de flavan-3-ol e flavan-3,4-diol. Não são hidrolisados e não são heterosídeos. São oligômeros e polímeros formados pela policondensação de duas ou mais unidades flavanol e flavandiol

Taninos hidrolisáveis são facilmente hidrolisados por ácidos ou enzimas, liberando açúcar e acido carboxílico fenólico. Taninos condensados são polifenóis com peso molecular variado e consiste em unidades flavonóides com vários graus de condensação e não são hidrolisados. São economicamente mais interessantes por terem maior disponibilidade na natureza do que os taninos hidrolisáveis.

Fontes: 

https://books.google.com.br/books?id=t3iaAAAAIAAJ&pg=PA258&lpg=PA258&dq=taninos+hidrolis%C3%A1veis&source=bl&ots=H74w6NVvc5&sig=uy0VmOoRtNKxI4w3WzLPUsMIOtE&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwiP-8GqwLjdAhVEQpAKHUT1BwU4ChDoATAJegQIBhAB#v=onepage&q=taninos%20hidrolis%C3%A1veis&f=false

https://farmacia200902.files.wordpress.com/2011/03/aula_4_taninos.pdf

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Farmacognosia.


A palavra tanino é largamente usada, particularmente em literatura botânica, originalmente derivada do termo "tanante", implicando que o material vegetal produza couro a partir de peles.


Classicamente, segundo a estrutura química, os taninos são classificados em dois grupos: hidrolisáveis e condensados.


Os taninos hidrolisáveis consistem de ésteres de ácidos gálicos e ácidos elágicos glicosilados, formados a partir do chiquimato, onde os grupos hidroxila do açúcar são esterificados com os ácidos fenólicos. Os taninos elágicos são muito mais freqüentes que os gálicos, e é provável que o sistema bifenílico do ácido hexaidroxidifenílico seja resultante da ligação oxidativa entre dois ácidos gálicos.


Largamente encontrados no reino vegetal, os taninos condensados ou proantocianidinas são polímeros de flavan-3-ol e/ou flavan-3,4-diol, produtos do metabolismo do fenilpropanol. As proantocianidinas, assim denominadas provavelmente pelo fato de apresentarem pigmentos avermelhados da classe das antocianidinas, como cianidina e delfinidina, apresentam uma rica diversidade estrutural, resultante de padrões de substituições entre unidades flavânicas, diversidade de posições entre suas ligações e a estereoquímica de seus compostos. Mello e Santos ressaltaram ainda que a ocorrência destes compostos é comum em angiospermas e gimnospermas, principalmente em plantas lenhosas.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422005000500029. Acesso em 03 de Outubro de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais