Buscar

psicologia da educação

  1. O egocentrismo caracteriza-se pelo predomínio absoluto do eu, quando todo o universo é compreendido pela criança com base em seu ponto de vista exclusivo.essa afirmação é correta?

💡 5 Respostas

User badge image

Cazuza

Sim.
0
Dislike0
User badge image

Leandro R. Souza

com toda certeza...
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O egocentrismo é a incapacidade de diferenciar entre o eu e o outro. Mais especificamente, é a incapacidade de desvendar esquemas subjetivos da realidade objetiva e uma incapacidade de compreender ou assumir qualquer outra perspectiva que não a própria. Embora o egocentrismo e o narcisismo pareçam semelhantes, eles não são os mesmos.


Uma pessoa egocêntrica acredita que é o centro das atenções, como um narcisista, mas não recebe gratificação pela própria admiração. Tanto os egoístas como os narcisistas são pessoas cujos egos são grandemente influenciados pela aprovação dos outros, enquanto que para os egocêntricos isso pode ou não ser verdade.


Embora os comportamentos egocêntricos sejam menos proeminentes na idade adulta, a existência de algumas formas de egocentrismo na vida adulta indica que a superação do egocentrismo pode ser um desenvolvimento para toda a vida que nunca alcança a conclusão.


Os adultos parecem ser menos egocêntricos do que as crianças porque são mais rápidos de corrigir a partir de uma perspectiva inicialmente egocêntrica do que as crianças, não porque são menos propensos a adotar inicialmente uma perspectiva egocêntrica.


Portanto, o egocentrismo é encontrado ao longo da vida: na infância, na primeira infância, adolescência, e na idade adulta. Contribui para o desenvolvimento cognitivo humano ao ajudar as crianças a desenvolver a teoria da mente e a formação de identidade própria.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais