Buscar

era ouro de hobsbawm

era ouro

Respostas

User badge image

Marcelo Rafael Tumiski

A “Era de Ouro do Capitalismo” segundo Hobsbawm começou após o final da Segunda Guerra Mundial e estendeu-se até o início da década de 1970. Foi caractareizada por anos de crescimento ininterrupto e transformações sociais gigantescas. A descolonização pôs fim ao império britânico e os EUA que já eram a potência dominante desde a primeira-guerra mundial ditaram a nova forma de intervencionismo.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Segundo Hobsbawn, a Era de Ouro pertenceu essencialmente aos países capitalistas desenvolvidos. Apesar disso, a Era de Ouro foi um fenômeno mundial. A produção em massa de alimentos cresceu mais rápido que a população, tanto nas áreas desenvolvidas quanto em toda grande área do mundo não industrial. O mundo industrial se expandia. A economia mundial crescia a uma taxa explosiva. A produção agrícola mundial também disparou. E o fez não tanto com o cultivo de novas terras, mas elevando sua produtividade.


Mal se notava ainda um subproduto dessa extraordinária explosão, a poluição e a deterioração ecológica. A ideologia de progresso dominante tinha como certo que o crescente domínio da natureza pelo homem era a medida mesma do avanço da humanidade.


Muito do grande boom mundial foi assim um alcançar ou, no caso dos EUA, um continuar de velhas tendências. O modelo de produção em massa de Henry Ford espalhou-se para indústrias do outro lado dos oceanos, enquanto nos EUA o princípio fordista ampliava-se para novos tipos de produção. Bens e serviços antes restritos a minorias eram agora produzidos para um mercado de massa: a geladeira, a lavadora de roupas automática, o telefone.

O surto econômico parecia movido pela revolução tecnológica. A guerra, com suas demandas de alta tecnologia, preparou vários processos revolucionários para posterior uso civil: radar, motor a jato e várias ideias que preparam o terreno para a tecnologia de informação do pós-guerra.

Fonte:

http://resumodaobra.com/eric-hobsbawm-era-dos-extremos-breve-seculo-xx-1914-1991-era-de-ouro-os-anos-dourados/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando