Buscar

Tarefa Dissertativa da Unidade 10

como as organizações podem gerir seus negócios no âmbito da sociedade moderna? Que tipos de controle (autoridade e poder) podem ser exercidos em uma realidade como essa? E quais conflitos são vivenciados pelos indivíduos nas organizações e sociedade pós Revolução Industrial?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

gerindo

0
Dislike0
User badge image

Re G

Através da cultura organizacional e um meio pelo qual as empresas costumam gerir seus negócios.

A cultura organizacional pode aumentar a competitividade das organizações, pode favorecer a coesão, mantendo os funcionários engajados para o alcance de um objetivo comum, ela também influencia a estratégia, os objetivos, o modo de operação das empresas e o comportamento das pessoas nas organizações.

A cultura organizacional define as fronteiras organizacionais, distinguindo as organizações, também cria um senso de identidade entre os membros, além de gerar o comprometimento do grupo no alcance de objetivos comuns.



existem quatro características diferentes entre os conflitos, as quais são: intrapessoal, interpessoal, interorganizacional e intraorganizacional:

•   Conflito Intrapessoal: dificuldade pessoal que interfere na relação com o outro.

•   Conflito Interpessoal: desacordo com outra pessoa, decorrente de divergência.

•   Conflito Inter organizacional: rivalidade entre a empresa e seus fornecedores ou clientes ou mercado de atuação.

•   Conflito Intraorganizacional: rivalidade ou concorrência entre a empresa e suas filiais.


No âmbito das empresas, o conflito pode ser visto como desacordo, que é influenciado por variáveis culturais, tais como:

• tecnologia: designa os resultados obtidos (bens ou serviços prestados), os processos utilizados (manuais, mecânicos, automatizados etc.) e os insumos necessários (máquinas, mão de obra, conhecimentos, habilidades, tempo etc.);

• preceitos: designa o conjunto de normas de procedimentos, de organização e de relacionamento e posições ocupadas pelos participantes nos vários agrupamentos, crenças e valores partilhados

pelos membros dos grupos sociais;

• sentimentos: designa a manifestação de emoções decorrentes de execução de atividades (causadoras de satisfação, alienação etc.), obediência a normas de procedimentos e organização (que determina posições hierárquicas e consequentemente medo, inveja e raiva) e relacionamentos sociais (geradores de simpatias, admiração,

desprezo etc.).


Essa classificação se mostra interessante por servir de base para o gerenciamento dos conflitos organizacionais. Isso porque os conflitos decorrentes da tecnologia podem ter maior facilidade de resolução por meio da discussão racional dos pontos divergentes. Já os provocados pelo componente preceitos exigem até mudanças culturais para a sua solução, pois decorrem do dissenso quanto a crenças e valores interiorizados na família e sociedade e, por isso, obviamente difíceis de acomodação.

Finalmente, os induzidos por sentimentos são os mais dificultosos de resolução por serem motivados por fatores inatos e aprendidos na primeira infância.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais