Buscar

Sociologia das Organizações Tarefa Dissertativa ESAB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O mundo em geral e as organizações em particular passaram por diversas transformações nos últimos 400 anos. Um dos acontecimentos marcantes nessa história foi o advento da Revolução Industrial, que revolucionou o modo de produzir os bens que uma sociedade necessita. Assim, a divisão do trabalho e as novas fontes de energia para o trabalho industrial levaram a uma produção de bens sem precedentes na história da humanidade. O papel das organizações frente a essa nova realidade é central, pois, como vimos, necessitamos dela para quase tudo em nossas vidas. Vivemos então em um ambiente turbulento no qual as organizações necessitam estar sempre inovando e criando estratégias de sobrevivência em um mercado muito competitivo. Diante disso, e com base no conteúdo visto, elabore um texto dissertativo de 20 a 30 linhas sobre a seguinte questão: como as organizações podem gerir seus negócios no âmbito da sociedade moderna? Que tipos de controle (autoridade e poder) podem ser exercidos em uma realidade como essa? E quais conflitos são vivenciados pelos indivíduos nas organizações e sociedade pós Revolução Industrial?
Com base no conteúdo visto até a unidade 10, como as organizações podem gerir seus negócios no âmbito da sociedade moderna? Os programas sociais dessas organizações visam desenvolver pessoas e comunidades como agentes de seus próprios destinos e do desenvolvimento sustentável, com ações de fomento à iniciativas produtivas geradoras de oportunidades de trabalho e renda. Elas servem para produzir bens e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores. Nesse processo, as empresas geram lucro, criam riqueza. Essa riqueza é distribuída não só pelos proprietários, como também pelos colaboradores, fornecedores, Estado e a sociedade em geral. De maneira abrangente, administração moderna é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre as organizações. Essa definição tem diversas implicações que afetam diretamente as empresas globalizadas. Nos dias atuais, as teorias administrativas têm um papel fundamental nas organizações como: elaborar um bom planejamento, desenvolver boa visão de mercado, construindo alicerces para que não venha prejudicar o bom funcionamento da organização.
Os tipos de controle (autoridade e poder) que podem ser exercidos em uma realidade como a atual, por exemplo o poder de recompensa: Da forma contraria do coercitivo, as pessoas são induzidas a fazer o que o indivíduo quer porque isso produz um benefício como recompensa. Poder de competência: É baseado no domínio de um indivíduo sobre determinados assuntos. Nas organizações, o poder pode ser definido como a capacidade que alguém tem de controlar ou influenciar o comportamento dos outros. Podemos considerar, então, que o poder está intrínseco às atividades de liderança. Analisado o material as tipologias de liderança desenvolvidas por três estudiosos – Lewin, Lippitt e White, conforme Castro (2010), líder democrático, líder autoritário, líder liberal. Existem 5 tipos de poder que um líder pode possuir: poder coercitivo, de recompensa, legitimado, de competência e de referência, este último também denominado 'carisma'. Afinal "O conhecimento serve para encantar as pessoas, não humilhá-las" Cortella.
Os conflitos que são vivenciados pelos indivíduos nas organizações e sociedade pós Revolução Industrial, de um modo geral, um conflito (organizacional) é um processo que tem início quando uma pessoa percepciona que outro indivíduo, entidade ou grupo, pode afetar negativamente uma matéria que o primeiro considera importante. Podemos dizer que um conflito é uma situação em que duas pessoas ou partes não concordam com uma opinião comum. Em outras palavras, o conflito surge principalmente por causa das diferenças de opiniões ou perspectivas. Isso significa que um conflito pode ser definido como a própria diferença de opiniões em si. o principal é a dificuldade de comunicação. Isso ocorre pois, independentemente da situação, tudo pode ser resolvido se há diálogo, se há comunicação. Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os envolvidos.
Acontecimentos como a globalização econômica e social impõem novos desafios às organizações, e a cultura organizacional sofre também os impactos dessas mudanças. Conforme Bernardes e Marcondes (2009), a cultura organizacional aborda questões amplas e complexas, possibilitando reflexões a respeito das organizações. Para os autores, estas são feitas de pessoas que utilizam ferramentas e práticas produtivas para transformar matérias-primas em bens comercializáveis por meio da divisão do trabalho e colaboração, e que, para sua eficiência, lançam mão de normas e procedimentos imbuídos de sentimentos, valores e rituais específicos de uma dada organização. Assim, no ambiente organizacional o ser humano é privilegiado como um dos componentes fundamentais por sua capacidade de elaborar estratégias e por se apresentar como parte integrante de um sistema social no qual estabelece relações complexas. Assim, como vivemos em um ambiente turbulento, as organizações necessitam estar sempre inovando e criando estratégias de sobrevivência em um mercado muito competitivo. Diante disso, e com base no conteúdo visto, elabore um texto dissertativo de 20 a 30 linhas sobre a seguinte questão: como as organizações podem desenvolver sua cultura organizacional no âmbito da sociedade moderna? Que tipos de cultura e subculturas podem ser visualizadas em uma realidade como essa?
 
Uma boa cultura tende a aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, o que faz crescer sua motivação e, como consequência, sua produtividade. Um funcionário precisa sentir-se satisfeito com relação às questões do dia a dia na empresa e com a convivência com seus gestores, colegas de trabalho e clientes. A cultura organizacional de uma empresa é um conjunto de valores que sã o amplamente compartilhados entre os funcionários com o objetivo de criar harmonia e unidade entre os mesmos para que haja maior produtividade. Com as mudanças do mundo moderno ocasiona das pelo avanço tecnológico e a inserção de novas gerações de trabalhadores, as organizações buscam aprimorar a cultura organizacional da sua empresa, gerando assim culturas fortes e subculturas que sejam compatíveis com o mercado moderno. Para que as empresas possam desenvolver sua uma cultura organizacional moderna, torna-se necessário a percepção de constantes inovações no mercado global, assim como o entendimento do comportamento de novas gerações de trabalhadores que cresceram com a tecnologia. São trabalhadores nascidos entre as décadas de 80 e 90, denominados de geração Y, também conhecida por Millennials, que possuem características diferentes dos trabalhadores da geração Z (nascidas entre 1995 a 2010) como busca por bem-estar em detrimento de estabilidade e durabilidade no emprego. Qual o impacto das novas gerações no mercado de trabalho? Enquanto os mais antigos detêm mais experiência, os novos profissionais podem contribuir com inovação e criatividade. É preciso, porém, saber dosar: o momento econômico acaba por restringir oportunidades e é também um desafio para a nova geração entender que a facilidade nem sempre estará presente em sua carreira. O que você precisa na cultura de uma empresa para trabalhar melhor? Compartilhe a missão, visão e valores, desenvolver competências. A missão, visão e valores da empresa, assim como seus objetivos, são importantes para definir o norte da empresa e aumentar o engajamento dos colaboradores. É preciso ter clareza desses fatores para poder mostrá-los internamente. A cultura organizacional do Google valoriza a troca de informações entre as pessoas, é um ótimo exemplo de cultura organizacional moderna. O cargo importa menos do que a capacidade de colaborar e influenciar os outros. Por isso, são realizadas reuniões com frequência para promover votações pertinentes entreos colaboradores.
Logo, as organizações estão determinadas a criar mecanismos que gerem mais motivação a esses trabalhadores como a diminuição de burocracias, mais flexibilidade e aumento da participação dos funcionários nas decisões da empresa. Com o tempo, cria-se uma cultura forte baseada na adaptabilidade, na criação de metas concretas, criação de desafios constantes e maior interação entre a gerência e a operação, uma vez que a falta dessa inovação, poderá ocasionar um pedido de demissão do funcionário para buscar novos desafios em outra empresa. Com o desenvolvimento de uma cultura organizacional de uma empresa, cria-se uma cultura forte em que os valores de organização são acatados e compartilhados entre os membros. Isso gerará um baixo índice de rotatividade de mão de obra, pois haverá uma maior concordância entre os membros. Serão criados subculturas que assumirão riscos, com atenção aos detalhes, com o senso de propósito e sentimento de participação das decisões da empresa. Haverá também maior competitividade entre os setores assim como atividades voltadas ao crescimento do grupo e não mais do indivíduo. Isso atrairá mais trabalhadores que buscam uma empresa com boa reputação, trabalho ético, sustentável e eu valorize a diversidade. 
O desenvolvimento da cultura organizacional de uma empresa é constante, porém, apesar das mudanças do mercado, não se consegue mudar uma cultura de imediato. A cada dia que passa, o comportamento das pessoas muda, e consequentemente suas maneiras de consumir e produzir, logo, uma empresa precisa analisar isso e buscar maneiras de atrair esses novos comportamentos para sua cultura. Apenas assim as empresas resistirão e se adaptarão aos tempos modernos, uma vez que gerando uma maior participação de seus funcionários, será criado um interesse em fazer parte dessa organização, assim como desenvolve-la. Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os envolvidos.

Continue navegando