Buscar

Bourdieu

Do ponto de vista teórico, a postura de Bourdieu pode ser considerada corretamente como:

  a.

Uma das versões do interacionismo simbólico porque ele entende que a dinâmica social acontece por meio da interação entre os indivíduos, sendo mediada pelo caráter simbólico da ação social.

  b.

Uma das versões do interacionismo do conflito, porque ele entende que a sociedade se constitui a partir da contradição e dos conflitos entre os diversos grupos, mas em meio das relações de poder.

  c.

Uma tendência de base marxista reformada, adotada por ele, juntamente com Passeron e Althusser.

  d.

Uma linha de pensamento adotada tanto por Bourdieu quanto por Althusser, ambos participantes do mesmo movimento intelectual francês conhecido como estruturalismo marxista.

  e.

Uma tendência teórica conhecida como “revisionismo”, que se caracteriza por combinar as bases do marxismo com o funcionalismo.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O mundo social nas sociedades modernas, para Bourdieu, aparece dividido no que ele chama de campos. Parece, com efeito, que a diferenciação das atividades sociais levou à criação de "subespaços sociais", como o campo artístico ou político, que se especializam no desempenho de determinada atividade social.
Esses campos têm uma autonomia relativa na sociedade como um todo e são hierárquicos. Uma competição dinâmica vem das lutas dos agentes sociais para ocupar as posições dominantes. Portanto, como na análise marxista, Bourdieu enfatiza a importância da luta e do conflito no funcionamento da sociedade. Mas, para ele, esses conflitos são realizados principalmente em diferentes ambientes sociais, enraizados em suas respectivas hierarquias, e baseiam-se na oposição entre os agentes dominantes e dominados.
Para Bourdieu,classes sociais em que se concentra na análise marxista. Bourdieu desenvolveu uma teoria da ação em torno do conceito de habitus , que teve grande influência nas ciências sociais. Essa teoria tenta demonstrar que os agentes sociais desenvolvem estratégias, baseadas em um pequeno número de disposições adquiridas pela socialização , o bom e o inconsciente , adaptadas às necessidades do mundo social.
Portanto, a alternativa correta é a alternativa A.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais