Buscar

QUAL A FUNÇÃO ATÍPICA DO PODER JUDICIÁRIO?ME DE UM EXEMPLO

💡 2 Respostas

User badge image

Jynmy De Azevedo

Além da função típica de julgar, é também do Judiciário a função classificada como função atípica, de natureza legislativa, a edição de normas regimentais e o preenchimento das lacunas das leis mediante interpretação do caso concreto. Neste caso, o judiciário assume função típica do Poder Legislativo, na omissão deste. Atualmente, o Poder Judiciário tem utilizado dessa função atípica para, não somente resolver as lides concretas, como para formar entendimentos consubstanciados em súmulas e afins.

0
Dislike0
User badge image

Rafael Ribeiro

O Poder Judiciário possui a função típica de julgar e interpretar o direito, aplicando-o a casos concretos, e solucionando conflitos através da lei.

Ademais, possui como funções atípicas a realização de atos de caráter legislativo na elaboração de seus regimentos internos, como ocorre nos tribunais, que se regulamentam, e a atuação executiva quando administra suas questões internas, como folhas de pagamento, concessão de férias, licenças e outras questões vinculadas ao trabalho dos serventuários e magistrados realizam as funções deste poder.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais