Buscar

O que e Filiação socio-afetiva ou Paternidade socio-afetiva ?

💡 4 Respostas

User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

Olá Alexandre,

filiaçõ socio-afetiva é quando se caracteriza relação de parentesco, filiação, com quem não é pai/mãe biológico. Por exemplo, uma adoção a brasileira, caso em que não há a adoção formal, a criança é ali deixada aos cuidados de um casal e com ele vive até a idade adulta se afeiçoando sentimentalmente a eles e o casal a criança como se filho fosse, há aqui direitos/deveres desta criança para com os pais que a criaram e dos pais de criação com a criança? Sim, isto porque existe nesse caso a filiação socio-afetiva, isso resvala inclusive no direito a sucessão.

A mesma coisa acontece no caso de uma criança que tem mãe biologica registrada mas não tem pai registrado e é criado pelo esposo de sua mãe justo com esta estabelecendo-se entre padrastro e criança paternidade socio-afetiva ou filiação socio-afetiva, ou seja, havia relação de pai e filho mesmo não havendo laços sanguineos, deste modo o padrastro comprovando tal coisa pode reinvindicar direitos que um pai teria caso se separe da mãe da criança, como por exemplo visitas e etc.

Existe livro excelente sobre o assunto do Prof. Fujita com o título "Filiação", já estou formada mas o li todo no primeiro semestre de faculdade e me foi muito util para compreensão dessas possibilidades, entre outras.

1
Dislike0
User badge image

Alexandre Ferreira

Muito obrigado Dra Thereza seis esclarecimento foi de suma importância obrigado.
1
Dislike0
User badge image

Alexandre Ferreira

seu esclarecimento
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais