Buscar

Direito Civil - Direito das Coisas.

João arrendou (espécie de aluguel) um imóvel rural de pedro. POsteriormente, insatisfeito com o contrato, Pedro começa a pertubar a posse de João, incutindo-lhe receio de ter sua moradia rua invadida. João propões ação de manunetção na posse. Posteriormente, Pedro invade o terreno. No processo, Pedro se defende alegando que (1) sendo ele,  Pedro, o dono, não cabe proteção possessória pretendida; (2) sendo que houe a invasão, o processo deve ser estinto sem julgamento do mérito para, então, ser intentada a ação correta de reintegração possesserória.

ANALISE DE MODO FUNDAMENTADO, A SITUAÇÃO E OS ARGUMENTOS DE PEDRO. 

💡 1 Resposta

User badge image

Pedro Ferencz

Primeiramente, as ações possessórias não outorgam discussão de propriedade, conforme prevê Artigo 1.210, § 2º CC:

"Não obsta à manutenção ou reintegração na posse a alegação de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa".

Porém, atualmente a jurisprudência está mitigando essa posição. No sentido de que pode haver a discussão de propriedade, pois haveria posse (indireta) pelo proprietário (ius possidendi).

 

 

Segundo, pela Fungibilidade (uma das características das Ações Reais), não importa muito o nome, ou a forma da ação, o que importa é o direito a ser tutelado.

"Art. 920. A propositura de uma ação possessória em vez de outra não obstará a que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela, cujos requisitos estejam provados".

8
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais