Buscar

O método de Newton-Raphson utiliza a derivada f´(x) da função f(x) para o cálculo da raiz desejada. No entanto, existe um requisito a ser atendido:

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Dada uma equação \(f\left( x \right) = 0\), podemos calcular sua raiz pelo método de Newton-Raphson. Sendo \(x_0\) uma aproximação inicial da raiz, podemos usar a fórmula iterativa abaixo para determinar sua raiz de forma mais exata:


\[{x_{n + 1}} = {x_n} - \dfrac{{f\left( {{x_n}} \right)}}{{f'\left( {{x_n}} \right)}},{\text{ }}n = 0,1,2, \ldots\]

------

O problema é que nem sempre esse processo funciona. Dependendo da função \(f(x)\), o processo não converge para a raiz desejada. Seja \(f(x)\) definida no intervalo \(\left[ {a,b} \right]\), é necessário que \(f\left( {{x_0}} \right)f''\left( x \right) \geqslant 0\) para todo \(x \in \left[ {a,b} \right]\).

---

Portanto, para o método de Newton-Raphson convergir no cálculo da raiz da função \(f(x)\) é necessário que essa função atenda à condição \(\boxed{f\left( {{x_0}} \right)f''\left( x \right) \geqslant 0{\text{ para todo }}x \in \left[ {a,b} \right]}\).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais