Buscar

Quais atos processuais são realizados em audiência trabalhista?

💡 4 Respostas

User badge image

Thagner Dorneles

Fases da audiência:

- Fase inicial: inicia-se pela leitura da reclamação, o reclamante terá 20 minutos de prazo para sua contestação oral, Na prática as reclamações acabam não sendo lidas. Nesta fase é obrigatório a primeira tentativa de conciliação. Esta proposta de conciliação é feita pelo juiz que deve ser consignada em ata. Se o juiz não propor a conciliação o processo será nulo.

- Fase de instrução: é o depoimento das partes e das testemunhas. Estas depõe sob compromisso de dizer a verdade. Nesta fase não há conciliação, pois a audiência é uma, ou seja, o ato processual é único.

- Julgamento: nesta fase as alegações são apresentadas substituídas por memoriais e as partes não comparecem. As partes só comparecem por exceção quando o juiz julgar e prolatar a sentença. Estando ou não presentes as partes, o prazo de recurso conta a partir da data do julgamento. Também nesta fase como na primeira o juiz tem que propor a conciliação. Os acordos podem ser feitos na primeira e últimas fases ou fora delas através de petição. O juiz homologará o acordo e encerrará  processo cabendo as custas processuais em caso de acordo a ambos ou à parte ré.

 

 

1
Dislike0
User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

Luis,

no trabalhista as audiências deveriam ser unas, ou seja, com tentativa de conciliação primeiro, coleta de provas (oitiva de testemunhas e etc), requerimentos, aduzir fatos relevantes, alegações finais e sentença.

Acontece, que no ordinário os juizes tendem a desmembrar as audiências, fazem uma de conciliação, outra para a instrução, e julgam no final.

Já no sumarissímo se cumpre a audiência una, salvo algumas hipóteses como por exemplo uma das partes não ter sido notificada, ou seja, deve ter um forte e relevante motivo.

 

 
0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

De acordo com a CLT, a audiência trabalhista é una. Ou seja, em apenas un ato formal é realizada a tentativa de conciliação, o interregatório da reclamada, o depoimento pessoal das partes, se requeridas, a oitiva das testemunhas e dos peritos e, ao final, a sentença. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais