Buscar

ranascimento e iluminismo a construção do humanismo e da razão?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Com a derrocada do feudalismo e do sistema tradicional de organização política e social da Idade Média surgem vários problemas e questões que precisam ser respondidas.

Assim, houve um florescimento da ciência, da arte, e da racionalidade humana, já que as pessoas perceberam que era necessário as estruturas que estavam em prática e já não produziam bons resultados. Este florescimento intelectual em vários âmbitos foi chamado de Iluminismo e tinha como característica principal a reapropriação da antiguidade para se contrapor ao período medieval.

Esta reapropriação levou ao entendimento de que Deus tinha criado o mundo e todas as coisas que estão neste mundo para a comodidade humana, já que o homem era um ser racional e capaz.

Desta ideia iluminista, surge o humanismo, que prega exatamente que o homem é o centro do mundo, uma concepção que contrariava a concepção cristã que entende que Deus está no centro.

Portanto, ao recuperar ideias da antiguidade e preconizar a razão humana e a cultura, o Iluminismo leva ao humanismo que prega que o homem é o centro do universo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais