Buscar

A embalagem de um sal de cozinha comercial com um reduzido teor de sódio, o chamado ¨sal light¨, traz a seguinte informação;¨ cada 100 g de sal contém

A embalagem de um sal de cozinha comercial com um reduzido teor de sódio, o chamado ¨sal light¨, traz a seguinte informação;¨ cada 100 g de sal contém 20 g de sódio¨...Qual a porcentagem (em massa) de cloreto de sódio deste sal?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Devemos ter em mente que o soluto consiste na substância está dispersa no solvente. Numa mistura da água e sal, por exemplo, a água é o solvente e o sal é o soluto.

Por sua vez, a porcentagem trata-se de uma forma de expressar uma proporção entre dois valores cujo denominador é \(100\).

Visto isso, no problema em questão, para determinar a porcentagem em massa de cloreto de sódio devemos dividir a massa que há do mês na massa total do sal. Fazendo isso, vem que:


\[\eqalign{ & \dfrac{{20{\text{ g}}}}{{100{\text{ g}}}} = 0,20 \cr & = 20\% }\]

Portanto, a percentagem em massa de cloreto de sódio no sal é de \(\boxed{20\%}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais