Buscar

Qual método de alfabetização é utilizado com crianças autistas?

💡 4 Respostas

User badge image

Amanda Dias

Para que haja melhor aprendizado é preciso que o Aprendente autista frequente a sala de recursos, pois, nesta terá maior facilidade para desenvolver e aperfeiçoar suas aptidões. Por ainda não ter um tratamento especifico para o autismo em razão a diversidade de fatores, tem se utilizado métodos para lidar com portadores de autismo, como: TEACH (tratamento e educação para autistas e crianças com distúrbios correlatos da comunicação), ABA (análise aplicada ao comportamento) e o PECS (sistema de comunicação mediante a troca de figuras).

O TEACCH foi desenvolvido nos anos 60 no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicinada Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, e atualmente é muito utilizado em várias partes do mundo.

O método TEACCH é uma forma de avaliação utiliza uma avaliação chamada PEP-R (Perfil (Psicoeducacional Revisado) que visa avaliar o aluno, considerando seus pontos fortes e suas dificuldades, sendo possível criar um programa individualizado).

O TEACCH se baseia na organização de certo ambiente físico criando rotinas, do ambiente físico através de rotinas- organizadas em quadros, painéis ou agendas e sistemas de trabalho,

Buscando adaptar o ambiente escolar para tornar mais fácil para que a criança possa compreendê-lo, entendendo assim o que o professor espera dela. Sendo assim, com a organização do ambiente, ficará mais fácil a aprendizagem das crianças. O TEACCH tem como intuito a independência do aluno, assim ela percebe que necessita do seu professor para alcançar rendimento escolar, mas podendo passar grande parte do seu tempo se ocupando de forma independente. TEACCH visa no desenvolvimento da independência da criança.

Temos também a ABA que visa ensinar para as crianças certas habilidades que elas não possuem. Cada uma dessas habilidades é ensinada de um modo. Exemplo quando fazemos uma pergunta para a criança, sua resposta só será adequada se ocorre algo que fosse agradável para ela, sendo então na prática como uma recompensa.

Um dos pontos mais importantes da ABA é tornar o aprendizado para as crianças agradável, e outro ponto é ensinar para as crianças a maneira certa para que ela saiba identificar vários estímulos. O tratamento é baseado em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz.

O nome PECS significa (sistema de comunicação através da troca de figuras), e sua implementação consiste, basicamente, na aplicação de uma sequencia de seis passos. O PECS foi projetado com o objetivo de estar ajudando crianças e adultos portadores de autismo e outros distúrbios de desenvolvimento a adquirir habilidades na sua comunicação em sociedade. Sendo um sistema utilizado primeiro com os indivíduos que não tem uma boa comunicação ou mesmo que possuem comunicação mais não consegue expressar.

O PECS tem como intuito ajudar a criança na percepção que tem através da comunicação com isso, perceberá que ela pode sim conseguir as coisas que deseja com mais facilidade, estimulando a criança a comunicar- se com o meio em que vivem.

Este método tem sido aceito por vários lugares do mundo, pois ele não demanda de materiais complexo ou mesmos caros, é meramente fácil de aprender, podendo então ser aplicado em qualquer lugar e quando é aplicado, conquista resultados significativos em relação à comunicação das crianças que não falam, e na materialização da linguagem verbal de crianças que fala porem, precisa organizar a sua linguagem.

O PECS trabalha com objetivo de desenvolver atividades e materiais funcionais podendo ser utilizado com crianças que tenham dificuldades na fala ou comunicação alternativa, quando não houve desenvolvimento na fala, ou seja, foi perdida. Sendo uma ferramenta importante porque possibilita não só a comunicação independente, mas também ensina a esperar, a aceitar o não, a pedir a ajudar dos demais, comenta todo que ver e escuta.

Na alfabetização dessas crianças, o professor pode estar utilizando um computador, pois as crianças hoje em dia tem uma grande facilidade em manuseio destes. Pode ser usado como auxilio estimulando a coordenação motora. Tendo como propósito a obtenção de melhores resultados. As atividades desses métodos de ensino também devem ser introduzidas no ambiente familiar, por ser comum à rotina na vida de portadores de autismo é de suma importância que a forma de aplica-los seja a mesma em todos os ambientes que a criança conviva (no âmbito escolar e familiar). Sabe-se que a Escola e família devem realizar atividades lúdicas e prazerosas, buscando sempre pensar no bem estar da criança que está envolvida nesse processo.

A família e a escola devem sempre estar em constante colaboração na vida de uma criança, procurando melhoria tanto na vida social quanto afetiva e principalmente na aprendizagem dos mesmos.

 

Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/educacao-especial-autismo-no-ensino-fundamental-ii-escola-estadual.htm

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Evite sobrecarga sensorial. Muitas coisas inesperadas podem distrair os alunos com autismo. Luzes fluorescentes, cheiros e ruídos de outros alunos podem dificultar a concentração de alunos com autismo. Usar cores frescas e calmas na sala de aula pode ajudar a criar uma atmosfera mais relaxante. Evite cobrir as paredes com muitos cartazes ou outras coisas para olhar. Alguns alunos podem até se beneficiar de seu próprio centro, onde podem passar tempo longe de qualquer distração possível.

Use visuais. Até mesmo indivíduos com autismo que sabem ler se beneficiam dos recursos visuais. Os recursos visuais podem servir como lembretes sobre regras de sala de aula, onde certas coisas acontecem e recursos disponíveis para os alunos. Usando imagens e modelagem significa mais para os alunos com autismo do que uma longa explicação.

Seja previsível. Se você já foi um professor substituto, você sabe sobre a ansiedade não falada de estar com uma classe diferente (às vezes em uma escola diferente) todos os dias. Ter previsibilidade na sala de aula alivia a ansiedade dos alunos com autismo e ajuda a evitar a distração. Os alunos estão menos preocupados ou curiosos sobre o que acontecerá a seguir e podem se concentrar melhor no trabalho em questão.

0
Dislike0
User badge image

Aline Alves

Primeiro é relevante entender qual é a forma que a criança aprende, pois cada caso é distinto dos demais. 

Alguns autistas conseguem prestar atenção durante um tempo maior, quando estão ouvindo sobre algum fato que lhes chama a atenção ou mesmo lendo sozinhos. Porém existem outros que não conseguem prestar atenção naquilo que estão lhe falando, mas observam com maior facilidade e assim aprendem mais na prática da escrita e da leitura.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais