Buscar

para que serve o diagrama de pareto?

💡 5 Respostas

User badge image

Bruno Silva

Para comparar situações e estratégias
0
Dislike0
User badge image

Luciano Projetista

verificar as causas ocorridas

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As principais ferramentas da Gestão de Qualidade são o Diagrama de Pareto, o Diagrama de Ishikawa e os histogramas.

Em especial, o diagrama de Pareto é uma abordagem estatística que permite a identificação de aspectos relevantes relacionadas a qualidade, onde a principal ideia que fundamenta o método é que poucas causas estão por trás da maior parte dos efeitos encontrados. Ou seja, os poucos vitais representam um pequeno número de problemas que resultam em grandes perdas, enquanto os muitos triviais são um grande número de problemas que resultam em perdas pouco significativas.

Para a elaboração de um diagrama de Pareto é necessário identificar o efeito a ser corrigido, agrupar as possíveis causas em grupos, elaborar uma folha de verificação adequada, levantar a frequência em que cada possível causa ocorre e construir um gráfico que mostre a frequência de cada uma das causas que provocam determinado problema.

Portanto, resume-se que o Diagrama de Pareto trata-se de um gráfico de barras que coloca em ordem decrescente as frequências das ocorrências com o intuito de possibilitar a priorização dos problemas mais graves.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais