Buscar

FARMACOTECNICA ED

Os medicamentos são os principais agentes responsáveis por casos de intoxicações registrados anualmente no SINITOX/CICT/FIOCRUZ/MS, representando 28% dos casos de intoxicação humana. As intoxicações podem ser leves, moderadas ou graves e as crianças respondem por 35% desses casos.

Em indústrias que fabricam ou farmácias que preparam medicamentos, fatores que podem gerar erros devem ser avaliados e controlados através da implantação de sistemas com processos padronizados e seguros, que garantam a qualidade final do medicamento1

 No processo de diluição e homogeneização de substância de baixo índice terapêutico, baixa dosagem e alta potência deve ser utilizada a metodologia de diluição geométrica.2

1-   Fontewww.anfarmag.org.br/documentos/matcapa57ok.doc - 01/04/2010 - adaptado.: RDC 67/07, anexo II, Boas Práticas de Manipulação de Substâncias de Baixo Índice Terapêutico. Adaptado.

2- Fonte

 O fármaco varfarina se enquadra na descrição acima. Desta forma, para se atender corretamente à prescrição médica:

 

 

Varfarina 5,0 mg, 30 cápsulas

 

 O farmacêutico deverá

 I-        preparar uma diluição varfarina:excipiente inerte 1:10

II-       proceder à mistura de varfarina com excipiente através de diluição geométrica

III-      pesar 3,0 g da diluição preparada para manipular a fórmula solicitada

 

Estão corretas as afirmações:

   
   

💡 2 Respostas

User badge image

SILAS MOREIRA

III
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A varfarina é um fármaco anticoagulante oral utilizado para prevenir a formação de trombos e de êmbolos. Inibe a produção de fatores de coagulação dependentes da vitamina K e, portanto, reduz a capacidade do sangue de coagular. Seu método de ação mais lenta geralmente requer mais de um dia para observar seu efeito após a primeira dose.

Podem ser administradas doses elevadas de vitamina K para neutralizar os efeitos da varfarina, embora a inibição completa ocorra frequentemente apenas 12-24 horas após a administração.

Após uma dose oral de varfarina é absorvida quase totalmente com uma concentração máxima observada no plasma nas primeiras 4 horas. Não há diferenças consideráveis nos volumes de distribuição após uma dose única de varfarina por via oral ou intravenosa, sendo esse volume relativamente pequeno (0,14 litros / kg).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais