Buscar

O que são estruturas primeira secundária terciária e quaternária de proteínas?

💡 6 Respostas

User badge image

KATIANE CONCEICAO

A estrutura primária corresponde à sequência linear dos aminoácidos unidos por ligações peptídicas.Em algumas proteínas, a substituição de um aminoácido por outro pode causar doenças e até mesmo levar à morte. A estrutura secundária corresponde ao primeiro nível de enrolamento helicoidal.É caracterizada por padrões regulares e repetitivos que ocorrem localmente, causada pela atração entre certos átomos de aminoácidos próximos.Os dois arranjos locais mais comuns que correspondem a estrutura secundária são a alfa-hélice e a beta-folha ou beta-pregueada.A estrutura terciária corresponde ao dobramento da cadeia polipeptídica sobre si mesma.Na estrutura terciária, a proteína assume uma forma tridimensional específica devido o enovelamento global de toda a cadeia polipeptídica.Enquanto muitas proteínas são formadas por uma única cadeia polipeptídica. Outras, são constituídas por mais de uma cadeia polipeptídica.A estrutura quaternária corresponde a duas ou mais cadeias polipeptídicas, idênticas ou não, que se agrupam e se ajustam para formar a estrutura total da proteína.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Estrutura Primária

Estrutura Primária descreve a ordem única na qual os aminoácidos são ligados para formar uma proteína.

Estrutura Secundária

Estrutura Secundária refere-se ao enrolamento ou dobragem de uma cadeia polipeptídica que confere à proteína sua forma 3-D. Existem dois tipos de estruturas secundárias observadas nas proteínas. Um tipo é a estrutura da hélice alfa (α) . Essa estrutura se assemelha a uma mola espiralada e é protegida por ligação de hidrogênio na cadeia polipeptídica.

Estrutura terciária

Estrutura terciária refere-se à estrutura 3-D abrangente da cadeia polipeptídica de uma proteína . Existem vários tipos de ligações e forças que mantêm uma proteína em sua estrutura terciária.

Estrutura Quaternária

Estrutura quaternária refere-se à estrutura de uma macromolécula de proteína formada por interações entre várias cadeias polipeptídicas.

1
Dislike0
User badge image

Wesley Neves

Abcdefgkm
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais