Buscar

RDC 24/2014

Uma cliente, insatisfeita por encontrar fragmentos de insetos em sua  canela em pó, decide acionar a Vigilância Sanitária. O laudo de análise de materiais macroscópicos identificou 40 fragmentos de insetos em 50g do produto. A partir deste laudo e considerando a RDC 14/2014, a empresa pode ser responsabilizada legalmente? Por quê?

Respostas

User badge image

Carlos Araujo

Sim pode
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em canela em pó, a quantidade tolerada de fragmentos de insetos, que é considerada que não oferece risco à saúde é de
\(100\)
em
\(50\)
g de produto. Portanto nesse caso, a quantidade encontrada não está excedendo os limites permitidos por lei, pois é considerado matéria estranha inevitável. A canela em pó está inclusa nos anexos de listas de alimentos nos quais há um limite permitido de matéria estranha e se encaixam na resolução de RDC 14/2014. Portanto, nesse caso a empresa não pode ser responsabilizada legalmente. Se o alimento estivesse deteriorado de alguma forma, por exemplo, estragado ou infestado com outros artrópodes poderia ser que houvesse responsabilização da empresa.
1
Dislike0
User badge image

FABIANA NUNES

Porque ?
0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando