Buscar

4. Qual o papel da pepsina? Por que é secretada em uma forma inativa?

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Vitória

Qual o papel da pepsina? 
R: Seu papel é atuar na digestão da proteina. Ela catalisa a quebra das ligações peptídicas e transforma as moléculas grandes de proteínas em pequenas cadeias peptídicas.
Por que é secretada em uma forma inativa? 
R: Porque a enzima necessita de meio ácido para atuar. Embora seja produzida pelas células parietais, a pepsina é secretada pelas células principais em uma forma inativa, chamada pepsinogênio. E ao entrar em contato com o ácido clorídrico, o pepsinogênio transforma-se na enzima ativa, que estimula a transformação de mais pesinogênio.

4
Dislike0
User badge image

Laís Lessa

Completando a fala de Ana, a secreção dessas enzimas de forma inativa acaba sendo também um mecanismo de proteção do corpo para garantir que elas atuem no ambiente adequado e sobre os substratos que devem ser degradados. Então, dessa forma, uma enzima como a lipase pancreática só irá atuar quando chegar ao intestino delgado e, no caso da pepsina, no estômago quando ativada pelo ambiente ácido.
3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A pepsina caracteriza-se como sendo uma enzima digestiva que é criado no interior do estômago e tem o poder de hidrolisar as proteínas existentes no mesmo.

É uma das três principais peptidases do sistema digestivo humano, juntamente com tripsina e quimotripsina. É a enzima que degrada polipeptídeos e obtém oligopeptídeos. As proteases pancreáticas as degradam em aminoácidos.

A pepsina é produzida pelas principais células das glândulas gástricas como uma pró-enzima, o pepsinogênio, que, por efeito do pH ácido, hidrolisa e adquire sua capacidade enzimática. Atua principalmente nas ligações peptídicas hidrofóbicas, de preferência aromáticas. A pepsina é mais ativa com um pH entre 2 e 3. É desativada permanentemente com um pH maior que 5.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais