Buscar

como ocorre a placentação?

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Eduarda

No interior dessa cavidade, surge a fase correspondente a blástula, que, nos mamíferos, é denominada blastocisto. Nesse estágio, o embrião é dotado de uma camada externa de células, o trofoblasto, que envolve um aglomerado interno de células, a massa celular interna. Cabe a essa massa celular a formação do corpo do embrião, enquanto o trofoblasto será o responsável pela penetração do embrião no interior do endométrio (a camada interna da parede uterina), e pela organização da parte embrionária da placenta. 

No embrião humano, o trofoblasto e a mesoderme extra-embrionária formam o cório. Esse duplo revestimento é responsável pela organização das vilosidades coriônicas, que invadem o endométrio uterino; o blastocisto, então, aprofunda-se nesse endométrio. À medida que a invasão prossegue, os vasos e glândulas do endométrio podem ser corroídos por enzimas embrionárias e o sangue materno acaba jorrando nas lacunas que estão se formando. Essas lacunas fornecem a nutrição inicial e oxigênio ao embrião. No entanto, os sangues materno e embrionário não se misturam. Existe uma barreira separando-os, constituída pela parede das vilosidades.

Como se pode notar, a placenta é construída com a participação de tecidos maternos e embrionários. Ao contrário do que poderia pensar, a placenta não envolve o embrião. Essa função é exercida pelo âmnio (bolsa d’água), dentro do qual o embrião fica imerso. Esse anexo é muito desenvolvido nos mamíferos. O cório adere ao âmnio e ambos contornam a cavidade amniótica, preenchida pelo líquido amniótico

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/embriologia/reproducao15.php

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que dentro da placentação, ocorre a formação das placentas dos mamíferos segue basicamente o mesmo padrão, variando apenas na complexidade da organização tecidual, sendo que a implantação ocorre em uma sequência de evento.

Dessa maneira, verificamos que, na espécie humana, inicia-se entre o 7 o e o 12 o dia, em que ocorre na região súpero posterior do endométrio especificamente em um local que a partir do início da implantação passa a ser chamado de decídua basal, pois durante a invasão nessa região uterina as células deciduais são formadas.

Por fim, o embrião, na fase de blastocisto pré implantado, tem o seu trofoblasto modificado para citotrofoblasto que são células mais ativas, em que essas células, por sua vez, formam o sinciciotrofoblasto que tem característica invasiva devido à produção de enzimas que digerem o tecido do endométrio. Logo,as células deciduais nutrem o embrião na fase inicial e ativam o sinciciotrofoblasto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais