Buscar

Atividade 4 - Q.3

 

Uma colisão linear pode ser definida como a interação entre corpos em que um exerce força sobre o outro. As colisões podem ser classificadas de acordo com a conservação da energia e do momento linear como elásticas, inelásticas ou parcialmente inelásticas. A quantidade de movimento linear de um corpo é definida como o produto da massa pela velocidade desse corpo.
Pensando nisso, imagine que duas bolas de massas iguais estão se movendo uma em direção à outra com velocidade constante. As bolas colidem, invertendo o sentido de movimento com a mesma velocidade. Sobre essa colisão, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
(  ) É possível caracterizar essa colisão como inelástica, pois parte da energia cinética do sistema é perdida na colisão.
(  ) Essa colisão é parcialmente inelástica, pois a energia do momento linear do sistema é perdida.
(  ) Há conservação da quantidade de movimento do sistema, pois a colisão é perfeitamente elástica.
(  ) Essa colisão é perfeitamente inelástica.
(  ) Essa colisão é parcialmente inelástica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.

   

V, F, V, F, F.

   

F, V, F, F, F.

   

F, F, V, F, F.

   

F, F, V, F, V.

   

F, F, F, V, V.

💡 2 Respostas

User badge image

ytuawe hyewrt

 

( F ) É possível caracterizar essa colisão como inelástica, pois parte da energia cinética do sistema é perdida na colisão. Falsa, como quando ocorre a colisão as bolas continuam com a mesma velocidade, infere-se que a energia cinética se manteve constante.


( F ) Essa colisão é parcialmente inelástica, pois a energia do momento linear do sistema é perdida. Falsa, A colisão é perfeitamente elástica, além disso o momento linear é resultado do produto da massa pela velocidade do corpo, como ambas grandezas continuam constante após a colisão, a energia do momento linear se mantém.


( V ) Há conservação da quantidade de movimento do sistema, pois a colisão é perfeitamente elástica. Verdadeira, caso a colisão não fosse perfeitamente elástica, quando as bolas se colidissem, elas perderiam velocidade ou caso perfeitamente inelásticas, ficariam em repouso.


( F ) Essa colisão é perfeitamente inelástica. Falsa, como explicado anteriormente, é perfeitamente elástica.


( F ) Essa colisão é parcialmente inelástica.  Falsa, novamente, não se trata de parcialmente elástica pois a colisão é perfeitamente elástica, como explicado anteriormente.


      Se essa resposta lhe foi útil, não se esqueça de a curtir.
 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Antes da colisão, as bolas movem-se em sentidos opostos e com velocidades iguais. Após a colisão, mudam o sentido de movimento, mas continuam a mover-se com a mesma velocidade, a quantidade de movimento do sistema permanece constante. Colisão inelástica é quando a energia cinética do sistema não é conservada. Nas colisões parcialmente inelásticas ocorre conservação de apenas uma parte da energia cinética de forma que a energia final é menor do que a energia inicial. São as maiorias das colisões que ocorre na natureza. Nesse caso, após o choque, as partículas separam-se, e a velocidade relativa final é menor do que a inicial.

A sequência correta é: F, V, F, F, F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais