Buscar

Mecânica Clássica Q.7

PERGUNTA 7

  1. Após uma colisão totalmente inelástica, os dois objetos irão se movimentar com a mesma velocidade final. Por exemplo, em um pêndulo balístico, tem-se colisão inelástica, pois a bala penetra no bloco e este absorve a energia cinética do projétil. Essa energia cinética será transformada em energia potencial gravitacional do sistema bloco e projétil.
    Com base nessas informações, considere que um projétil com 0,02 kg é disparado com velocidade de 200 m/s contra um bloco de madeira de 1,98 kg de massa em repouso e suspenso a um fio ideal, conforme figura a seguir. Adotando g = 10 m/s 2 e supondo que o projétil se aloja dentro do bloco, qual a altura que o bloco atinge em relação à posição inicial?
     
    Fonte: Elaborada pelo autor, 2019.

       

    0,2 m.

       

    O bloco não se desloca.

       

    0,25 m.

       

    0,1 m.

       

    0,15 m.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Nas colisões microscópicas do corpo, parte da energia cinética pode ser convertida na energia vibracional dos átomos, o que cria o efeito do calor. As colisões entre as moléculas de gás ou líquido pode também ser não elástica, devido à mudança de nível de energia de vibracional e rotacional.

Se não há conservação de energia cinética, existe, como para todas as colisões, conservação do padrão do sistema de energia de pulso quadrivetor.

Na física nuclear , uma colisão inelástica é uma colisão na qual uma partícula atinge outro elemento (partícula ou núcleo), estimulando-o ou transformando-o. O espalhamento profundamente inelástica é um método utilizado para explorar a estrutura das partículas subatómicas modo semelhante ao que Ernest Rutherford usado para explorar o interior do átomo.

Portanto, o bloco não se desloca.

0
Dislike0
User badge image

Antonio Eusebio Jose

1.                 Quais foram as limitações da mecânica clássica?


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais