Buscar

As atividades logísticas tem a função de fazer uma ponte entre os locais de produção e consumo

As atividades logísticas tem a função de fazer uma ponte entre os locais de produção e consumo. Segundo NOVAES (2004)[ NOVAES, A. G., Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. 2ª ed São Paulo: Atlas. 2004], o gerenciamento eficaz da logística de distribuição é aquele que atende ao cliente com rapidez, eficiência e qualidade.

Entretanto, as decisões logísticas não se resumem a isso. Na análise de alternativas de distribuição para conseguir essa qualidade de serviços, um dos fatores diz respeito à aplicação dos diversos modais de transporte em que se há de comparar diversos cenários levando em conta o custo do frete contra o tempo de entrega, mas considerando também os outros elementos de custo, buscando a combinação que proporcione o menor custo total para a Cadeia de Suprimentos.

Considerando que a questão se resume à qualidade e rapidez da distribuição, apenas os cenários que envolvam o modal aéreo combinado com o modal rodoviário merecem ser analisados e comparados contra o custo total da Cadeia de Suprimentos.

Os custos de transporte de cada segmento da cadeia de suprimentos devem ser analisados em separado porque os custos de frete das matérias primas, bem como os seus tempos de entrega não influenciam no atendimento aos clientes.

A comparação deve se dar somente entre os outros elementos de custo dos segmentos de abastecimento, produção e distribuição, buscando trocas compensatórias com o modal de transporte rodoviário, por ser este o mais ágil e flexível para o atendimento dos clientes

Isso significa que o Gestor logístico deverá analisar, e em muitos casos alterar, a maneira de operar de uma ou de várias áreas envolvendo o abastecimento, a produção, e a distribuição, de modo a obter uma troca compensatória entre os custos de transportes de cada segmento e seus outros elementos de custo, buscando atender adequadamente o nível de serviço.

Ao analisar situações em que os custos são conflitantes com a estratégia da operação, o profissional de logística deve sempre tomar decisões que privilegiem o menor custo da distribuição.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais