Buscar

Ainda para os dados das provas dos alunos faltou calcular as medidas de posição, definidas como

Leia o texto a seguir:

 

Dados brutos em estatística não possuem significado em si. Quando se toma um conjunto de dados qualquer, por exemplo, notas de todos os alunos de uma universidade que cursam a disciplina de Probabilidade e Estatística, se obtivermos um conjunto com 1000 dados da Prova Final e mais 1000 dados da Prova Substitutiva, podemos dizer que os dados em si não nos “falam” nada. Precisaremos fazer cálculos de medidas estatísticas de posição e dispersão com eles. Calcula-se a média para estes dados. A média trata-se de uma importante medida de localização. Depois calculam-se as medidas de dispersão: variância e dispersão que nos mostra como os dados se encontram em relação à média calculada.

Ainda para os dados das provas dos alunos faltou calcular as medidas de posição, definidas como


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As medidas de posição definidas para os dados das provas dos alunos são a mediana, a moda e os quartis. A mediana é o valor que divide o conjunto de dados em duas partes iguais, ou seja, metade dos dados está abaixo da mediana e metade está acima. A moda é o valor que ocorre com maior frequência no conjunto de dados. Os quartis dividem o conjunto de dados em quatro partes iguais, sendo o primeiro quartil (Q1) o valor que divide os 25% menores valores, o segundo quartil (Q2) é a mediana e o terceiro quartil (Q3) divide os 25% maiores valores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais