Buscar

Duas categorias de medidas importantes para a Estatística Descritiva são as medidas de posição e as medidas de dispersão. Ambas auxiliam na determi...

Duas categorias de medidas importantes para a Estatística Descritiva são as medidas de posição e as medidas de dispersão. Ambas auxiliam na determinação de padrões, características e até tendência dos dados presentes em um conjunto de dados. Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca das medidas de posição e dispersão, pode-se dizer que a média e o desvio padrão auxiliam nessas determinações porque:


a) tanto média quanto variância são medidas de posição importantes para o processo de cálculo de frequência de uma determinada classe.
b) a razão entre média e desvio padrão é 1, o que permite inferir inúmeras características acerca do conjunto de dados estudados.
c) é possível determinar algebricamente um algoritmo que leva em conta essas duas medidas para determinar a característica de um conjunto de dados.
d) Correta: a média mensura a concentração dos dados, enquanto o desvio padrão lida com a variabilidade deles. (Resposta correta)
e) a média e o desvio padrão trabalham com o conceito de variabilidade dos dados, deixando de lado o papel da amostragem.

Essa pergunta também está no material:

Probabilidade e Estatística - AOL 2
5 pág.

Probabilidade e Estatística Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Correta: a média mensura a concentração dos dados, enquanto o desvio padrão lida com a variabilidade deles. A média é uma medida de posição que representa o valor central de um conjunto de dados, enquanto o desvio padrão é uma medida de dispersão que indica o quanto os dados estão afastados da média. Juntos, eles auxiliam na determinação de padrões, características e tendências dos dados presentes em um conjunto de dados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais