A maior rede de estudos do Brasil

O termo “Negociação”

O termo “Negociação” provém do latim negocium que é formada pela união dos termos nec (nem + não) + ocium (ócio, repouso) significando atividade difícil e trabalhosa.


Agora analise os dois conceitos que sobre a negociação e verifique os pontos convergentes, divergentes e a ênfase dada pelos autores a cada um deles.


1) “É o processo pelo qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido” (Steele et Alli, 1995).

2) “Negociação importa em acordo e, assim, pressupõe a existência de afinidades, uma base comum de interesses que aproxime e leve as pessoas a conversarem” (Matos, 1989).


Aprecie as afirmativas abaixo verificando aquelas que se encontram corretas.

I – A ênfase dada pelo autor Matos está centrada no uso do poder como uma base de interesses para promover o diálogo.

II – Os pontos convergentes entre os dois conceitos apresentados são os seguintes: o processo de comunicação que leve em conta interesses comum, afinidades e que promova a obtenção de um acordo.

III - A ênfase dada por Steele entre outros, ao conceito de negociação está relacionada ao processo de comunicação com objetivo de satisfazer as partes naquilo que elas necessitam.

IV – A ênfase do conceito apresentado pelo autor Matos está voltada para a promoção do diálogo e do relacionamento onde haja interesses em comum.


Agora assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.

AApenas as afirmativas II e III estão incorretas.BApenas as afirmativas I e II estão corretas.CApenas a afirmativa IV está correta.DApenas as afirmativas II e IV estão corretas.ETodas as afirmativas estão corretas.


1 resposta(s)

User badge image

Fabiano Carlos

Há mais de um mês

Tudo depende...

Tudo depende...

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes