Buscar

No vídeo “Ler e escrever na escola – Délia Lerner”, qual a tese central apresentada no livro de Lerner, segundo Márcia Fernandes?

💡 1 Resposta

User badge image

Maria José Lopes Barbosa

De acordo com Márcia Fernandes a tese central nesse livro é que a leitura e a escrita devem ser vistas como práticas sociais. E como práticas sociais devem ser trabalhadas na escola como todo tipo de texto, levando os alunos a aprender a ler e escrever como seres humanos críticos, ou seja, capazes de ler nas entrelinhas e assim de alguma forma melhorar a sua qualidade de vida.Ainda segundo Márcia Fernandes, historicamente a leitura e a escrita, tem sido vivenciadas como patrimônio de uma elite, isto é, pertencente a um determinado grupo social. Cita também que na escola é estimulada a leitura em voz alta, enquanto que na vida em sociedade, nas práticas sociais, usamos a leitura silenciosa. Que é preciso, então recuperar a leitura e a escrita como prática social também dentro da escola.Fala ainda que tem que rever o contrato didático, no qual regula as interações entre professores e alunos, se quisermos formar leitores e escritores independentes.A gestão do tempo também precisa ser modificada não aumentando o tempo na escola, mas distribuí-lo por projetos e atividades que sejam qualitativamente úteis para a formação de leitores e escritores. A capacitação de professores é muito importante para que a escola se transforme em uma sociedade de leitores e escritores que leiam por diversos motivos. É falado também sobre a avaliação na instituição escolar, a qual não deve ser exaustiva e tirar o verdadeiro propósito da aprendizagem do aluno. Onde o professor muitas vezes está mais preocupado com a ortografia, escrita, leitura em voz alta, em vez de formar escritores e autores autônomos.Finaliza, dizendo que o professor deve sempre proporcionar um tempo para que os alunos possam realizar seus escritos rever seus erros, para assim aprender verdadeiramente, formando leitores e escritores autônomos.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais